3 Plugins essenciais para instalar no WordPress

em Artigos, Dicas e novidades, Internet.

Eu sei que WordPress não é um CMS muito querido para quem desenvolve site, mas para mim ele é uma das melhores ferramentas disponíveis e facilita bastante a vida quando precisamos fazer um trabalho rápido.

O WordPress dá um poder gigantesco ao web designer que vai utilizá-lo, mas tem aquela máxima: “Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”.

Como já utilizo o WordPress há anos, já li centenas de listas de “10 melhores plugins” por aí e aprendi que três plugins são essenciais na plataforma – seja para quem está começando agora, ou quem já está usando há muito tempo. São eles:

// BackWPup

Já foi trocar de tema em seu WordPress, quebrou alguma coisa e não tinha backup? Pois é, eu já. Depois da primeira vez a gente aprende a fazer backups e, pra não ter que fazer isso manualmente, descobri o plugin BackWPup.

Ele é gratuito e tem todas as rotinas de backups necessárias tanto para o tema, os posts e para o banco de dados. Você pode configurá-lo para fazer backup para seu FTP, e-mail, Dropbox e outras opções, além de poder configurar uma rotina automática para o dia que quiser. Já disse que é gratuito, certo?

// Yoast SEO

Dentre os milhares de plugins de SEO para WordPress, esse foi o que mais me adaptei e o que mais me mostrou resultado. Assim que você instala é possível configurar as metatags do seu blog e em cada post é possível personalizar as palavras-chave. Ele mostra automaticamente a qualidade da palavra-chave e do post, assim como o grau de legibilidade do que está escrito. A ferramenta tem a função gratuita, mas também tem a opção paga que fornece mais opções de monitoramento.

Assim como qualquer ferramenta que seja muito utilizada, sistema operacional, etc., acabam surgindo problemas de segurança, uma vez que esses são mais visados. Por mais que o WordPress tenha a fama de ser inseguro, boa parte dessa fama se dá pela má utilização do usuário (incluindo eu). Na maioria dos casos, uma atualização da ferramenta e a manutenção dos plugins resolveria esse problema. Mas tem alguns que são mais complicados e para isso eu recomendo o:

// Wordfence

Mais ou menos em abril eu sofri alguns defacements nos sites de clientes e olhando os arquivos eu via que os mesmos estavam repletos de um código bizarro que começava com “*/ eval(base64_decode”. Mesmo limpando os arquivos, subindo backup, renovando o tema, etc., o maldito código voltava.

Pesquisando, acabei descobrindo que é um “ataque” comum em WordPress, através de um arquivo minúsculo que dá acesso ao atacante e que essa porta era difícil de fechar. Conversando com um colega meu, analista de segurança da informação, ele me recomendou o Wordfence e meus problemas acabaram.

Wordfence é um plugin de segurança para o WordPress que resumidamente adiciona um firewall ao seu site e faz o monitoramento do tráfego para evitar ameaças como brute force, defacement, entre outros problemas comuns. Além disso, ele mostra em relatório os acessos suspeitos, para que você tome alguma das ações recomendadas.

A ferramenta é gratuita e também tem uma versão paga onde eles oferecem a solução completa de segurança.

Depois de tanto tempo batendo cabeça com alguns plugins desconhecidos e que sobrecarregavam meu blog, acabei chegando nessa seleção e recomendo o uso.

Gostou da seleção ou tem outros plugins para recomendar? Deixe nos comentários =]

Até a próxima!

Você também pode gostar