5 documentários sobre música para assistir no Netflix

em Artigos.

Quando chega o fim de semana você tem dúvidas e não consegue decidir entre sair com os amigos para dançar, curtir um show, ou ficar em casa, de boa, com pipoca e Netflix? É… Essa dúvida é cruel mesmo e se isso acontece constantemente em sua vida, este texto é para você.

Depois de uma semana corrida, alguns ainda têm pique e querem dançar e ouvir música no volume máximo. Outros, mesmo gostando de ouvir um sonzinho, querem ficar quietos, apenas aproveitando a folga para relaxar. Mas e quem gosta das duas coisas, como pode unir o melhor dos dois mundos?

Tcharan! Óbvio que pensamos em uma solução!

Criamos uma lista com 5 documentários sobre o mundo musical que estão disponíveis no Netflix. :)

// Bowie: The Man Who Changed the World

De onde veio o multitalento de David Bowie? Bowie: The Man Who Changed the World é um documentário que busca investigar as origens das habilidades incríveis do “camaleão do rock”. Com direção de Sonia Anderson e 1h38min de duração, ele traz depoimentos de pessoas que fizeram parte da vida do artista, como Dana Gillespie e Mary Finnigan. Além disso, também conta com trechos de uma entrevista concedida para o apresentador Russel Harty.

 

// It Was Fifty Years ago today! The Beatles: Sgt. Pepper and Beyond

Gosta de The Beatles? Este documentário, dirigido por Alan G. Parker, comemora os 50 anos de um de seus álbuns mais icônicos: o Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Durante 1h53min é possível acompanhar a trajetória do quarteto a partir do momento em que eles deixam de fazer turnês e shows para focar em projetos de estúdio. Mesmo reunindo muitos materiais interessantes sobre o álbum, o documentário não obteve o direito ao uso das músicas da banda e, por isso, teve muitas críticas negativas. De toda a forma, para quem gosta de Beatles, é uma ótima pedida para o fim de semana.


 

// Foo Fighters: Back and Forth

Aproveitando que Foo Fighters anunciou que fará show no Brasil, em conjunto com Queens of the Stone Age, entre no clima e assista a Foo Fighters: Back and Forth. O documentário, dirigido por James Moll, tem 1h40min e levou o Grammy na categoria de Melhor Vídeo Musical em Formato Longo. Ele conta a história da banda, desde as fitas demo ao lançamento do álbum Wasting Light, em 2011.

 

// Janis: Little Girl Blue

A trajetória de Janis Joplin em um documentário. Com direção de Amy Berg e 1h43min de duração, Janis: Little Girl Blue, conta com depoimentos de amigas da cantora, familiares e ex-namorados, além de materiais como cartas escritas pela artista e momentos bem íntimos, como quando ela ficou triste por não ter recebido um convite para seu baile de formatura.  

 

// What Happened, Miss Simone?

Esse documentário é uma produção da própria Netflix e foi indicado ao Oscar. Dirigido por Liz Garbus, What Happened, Miss Simone? aborda a história de Nina Simone, uma grande cantora, pianista e compositora que, além de fazer muito sucesso com seu talento, também era uma grande ativista dos direitos civis dos negros norte-americanos. O documentário, de 1h42min, conta com gravações inéditas, imagens raras e as músicas mais populares da artista. Ele aborda desde sua infância à sua morte, aos 70 anos.

A gente sabe que existem outros documentários incríveis sobre música no Netflix e, se você tem mais algum para indicar, deixe sua sugestão nos comentários! Quem sabe a gente faça uma parte 2 desse artigo, com mais docs, hein? ;)

Você também pode gostar