6 curiosidades sobre Ada Lovelace que você precisa saber

em Artigos, Dicas e novidades.

Se você pode ler este texto hoje, pelo computador, notebook, smartphone… Saiba que se não fosse por uma mulher, que em 1843 criou um algoritmo capaz de computar uma série de números complexos, talvez você não estivesse navegando na internet e nem chegado a esse artigo.

 

Isso porque Ada Lovelace foi a primeira pessoa do mundo a programar! Seu feito foi tão incrível que ela ganhou um dia próprio. Desde 2009, toda segunda terça-feira do mês de outubro comemoramos o Ada Lovelace Day – uma data que serve como incentivo para outras mulheres ingressarem na tecnologia, ciência, matemática e engenharia.

Agora você entende a importância de Ada na história da tecnologia? Para celebrarmos seu dia, listamos 5 curiosidades sobre a programadora. Curioso? Confira! :)

 

// 1 – Paixão por matemática (e poesia)

Ada Lovelace era filha de um famoso poeta, o Lord Byron. Mas ao invés de seguir o caminho de seu pai, sua mãe, Anne Isabella Byron (que era uma grande estudiosa de matemática), foi quem incentivou os estudos matemáticos da menina. Após perceber o interesse da filha por números, decidiu ensiná-la e encorajá-la a seguir na área – vista como incomum para mulheres na época.

Mesmo com os esforços de Anne, A poesia fazia parte de Ada e ela encontrou nas combinações numéricas uma forma de expressar poesia, tanto que um dia escreveu para a mãe: “Se você não pode me dar poesia, poderia me dar ciência poética?”.

Lord Byron e Anne Isabella Byron se separaram quando Ada era um bebê e o poeta faleceu quando a menina tinha apenas oito anos. Mesmo não tendo muito contato com o pai, antes de morrer, a programadora pediu que fosse enterrada próximo a ele, em Nottingham, na Inglaterra.

// 2 – Parceria com Charles Babbage

Ada era amiga de um inventor chamado Charles Babbage. Ele quem inventou o primeiro computador genérico: Analytic Machine. Ao saber mais sobre o projeto, Lovelace percebeu que a máquina era capaz de fazer muito mais coisas e foi assim que ela criou um algoritmo para que a Analytic pudesse computar uma série de números complexos. Ou seja, ela escreveu o primeiro programa de computador da história.

// 3 – Muito à frente do tempo

Ada era uma mulher muito à frente da época: continuava a investir nos estudos matemáticos, gostava de beber e de jogar. Ela até tentou criar uma fórmula matemática para poder se dar bem no mercado de apostas, mas não deu muito certo e isso prejudicou sua vida financeira.

// 4 – E se não fosse por Allan Turing…

Mesmo tendo sido elogiada na época devido ao algoritmo que criou, o reconhecimento de Ada Lovelace na ciência veio cerca de um século depois de sua morte. Alan Turing, reconhecido como o “pai da computação”, se inspirou nas anotações de Ada e republicou seus estudos.

 

// 5 – Uma linguagem de programação com seu nome

Como uma forma de homenagear e honrar Ada Lovelace, o departamento de defesa dos Estados Unidos, em 1979, nomeou um código de linguagem como Ada. A linguagem foi originada de Pascal, Simula e outras linguagens. E era muito utilizada em softwares de aviação.

// 6 – Um filme para chamar de seu

Sabia que existe um filme sobre Ada Lovelace? O Conceinving Ada, de 1997 e traz Tilda Swinton no elenco. Na história, Emmy Coer desenvolve um método para se comunicar com o passado e alcança o mundo de Ada Lovelace. É aí que Emmy tenta derrotar a morte e o passado e traz Ada para o presente, ignorando as consequências que isso pode gerar. Vale assistir. Confira o trailer!

Ada Lovelace era incrível, não é mesmo? Se você gostou das curiosidades e deseja saber mais sobre outras mulheres importantes dentro da história da tecnologia, listamos 5 personalidades femininas que contribuíram muito para o avanço tecnológico. Clique aqui para ler.

Sabe de outras curiosidades sobre Ada Lovelace? Conte para a gente nos comentários! ;)

Você também pode gostar