6 estilos de liderança que você precisa conhecer

em Artigos, Dicas e novidades.

Ao contrário do que muitos imaginam, liderar uma equipe não é tão simples assim. Um cargo de liderança requer conhecimento e autoconhecimento; responsabilidade, profissionalismo e o essencial: empatia. Um bom líder precisa se colocar no lugar do colaborador e dos clientes, pois ele é o profissional que tem o poder de motivar, ensinar e, em conjunto com seu time, buscar ótimas soluções.

E será que você tem sido um bom líder? Existem 6 estilos de liderança – usado por líderes de sucesso – capazes de ajudar no gerenciamento de sua equipe. Descubra quais são:

// O líder lebre

Este estilo é para aqueles momentos em que você, como líder, está trabalhando com um prazo muito apertado e precisa se mover rapidamente para que você e sua equipe entreguem mais resultados em pouco tempo.

Não é bom ser um “líder lebre” a todo momento, já que focar apenas nos prazos de entrega pode levar os funcionários a perderem o interesse nas tarefas. Empatia é importante nesse caso, portanto, concentre-se nas pessoas, para que assim, elas terminem seus afazeres. Descubra conversando com seu time o que pode funcionar e auxiliar em sua produtividade.

// O líder sonhador

Um líder sonhador consegue ver além. Ele sabe onde quer chegar junto com seu time e a empresa e compartilha essa visão com a equipe e, o time sabendo disso, consegue trabalhar mais motivado para alcançar o objetivo.

Para usar esse estilo de liderança, veja se todos os seus colaboradores acreditam, tanto quanto você, que será possível chegar onde vocês querem. Se eles creem que é impossível bater a meta, você pode acabar falando sozinho e perder sua equipe. Embase suas ideias e mostre que é possível. Motive-os!

// O líder diretor

Esse estilo de liderança pode funcionar bem em momentos de crise. O líder diretor sabe o que precisa ser feito e cobra de seus funcionários. Ele mantém a cabeça fria e consegue focar no sucesso, resolvendo o que deve ser resolvido em uma situação caótica.

Agora, manter essa postura diariamente não é bom, é preciso equilíbrio. Só use esse estilo de liderança quando a situação realmente exigir uma ação imediata e direta, senão os funcionários se sentirão desmotivados.

// O líder grego

Nesse caso, o líder leva em consideração a democracia. Ele gosta de ouvir a opinião de todos da equipe e demais colegas de trabalho e pensar em como solucionar questões que precisam ser melhoradas para que todos obtenham o melhor resultado.

Se esse é seu estilo de liderança, tenha cuidado e perceba se você não está pedindo a opinião de pessoas erradas. Filtre tudo e tenha a certeza de que você está cercado de profissionais que entendem seu negócio e confiam em você.

// O líder afetuoso

Esse líder se preocupa muito com os relacionamentos dentro da empresa. Ele acredita que uma boa relação entre a equipe pode resultar em um bom ambiente de trabalho e busca sempre compreender os funcionários. O estilo funciona quando a empresa está mudando sua dinâmica, pois dessa forma o líder conseguirá manter todos unidos e se movendo na mesma direção.

Mas quando usado excessivamente, essa linha de liderança pode baixar o desempenho do time. Isso porque, nesse caso, as relações acabam sendo o foco principal – levando os objetivos ao esquecimento.

// O líder coach

Esse líder atua como um treinador. Ele busca entender o que está acontecendo com seus funcionários e como pode ajudá-los a crescer profissionalmente dentro da empresa, de acordo com suas habilidades. Usando esse estilo o negócio tende a evoluir, pois todos buscam crescer e evoluir juntos.

A abordagem pode não funcionar se um colaborador não está se sentindo bem dentro da empresa e não se vê crescendo nela, não tenta evoluir e aprimorar suas competências. Nesse caso é melhor utilizar a postura do líder diretor, até que ele consiga evoluir.  

Agora você conhece 6 estilos de liderança para gerenciar sua equipe. Independentemente de qual for a sua escolha, esperamos que você inspire seus colaboradores e, que juntos, alavanquem sua empresa. Sucesso! ;)

 

Você também pode gostar