Muitas pessoas gostam de ficção científica. São fãs de filmes e séries, mas nunca se aventuraram nos livros do gênero, nem sabem por onde começam a ler. Não há nenhuma fórmula secreta, mas, se você faz parte desse grupo, pode ficar tranquilo: preparamos uma lista com 6 livros muito legais que farão com que você se apaixone por sci-fi.

Preparado? Só não se esqueça da toalha, talvez precisemos de uma…

// O Guia do Mochileiro das Galáxias

Óbvio que este livro seria o primeiro da lista! Estamos falando de O Guia do Mochileiro das Galáxias, do incrível Douglas Adams. Por que começar a ler sci-fi com essa série? Simples: porque ela é fácil e gostosa de ler, é engraçada e tem tiradas muito inteligentes! Não há como não simpatizar com Arthur Dent e os demais personagens.

A história começa com Arthur e o amigo Ford Prefect escapando da destruição do planeta Terra. Eles pegam uma carona em uma nave alienígena – graças a Ford (um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado, enquanto fazia sua pesquisa para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias – o Melhor guia de viagens interplanetário).

Com os cinco livros você descobrirá a importância de uma toalha e porque 42 é a resposta para basicamente tudo nesse mundo. As obras são essenciais para quem gosta do universo NERD! Ah, e nós entrevistamos o escritor Jem Roberts, responsável pela biografia autorizada de Douglas Adams. Para conferir a conversa, clique aqui. 😉

// Jogador nº 1

Outro livro muito bom para quem deseja ingressar no mundo da ficção científica é Jogador nº1, de Ernest Cline. A história se passa em 2044 na Terra. Nesse período o planeta já não é mais o mesmo, há muita fome, guerras e desemprego e uma forma de escapar dessa realidade é se conectando a OASIS, uma espécie de plataforma online, como o Second Life, que permite que os usuários tenham e sejam o que quiserem.

Esse ambiente é todo inspirado em videogames e filmes dos anos 1980 e seu criador, James Halliday, escondeu uma série de easter-eggs por lá. Quem descobri-los herdará sua fortuna e poder. Wade Watts consegue encontrar o primeiro e é aí que a aventura começa. Se você gosta de games e muito da cultura pop dos anos 1980, vale ler o livro!

Ah, o livro está em adaptação para o cinema. O filme será dirigido por ninguém mais do que Stephen Spielberg.

// Eu, Robô

Talvez você não saiba, mas o filme homônimo, com Will Smith, surgiu a partir do livro Eu, Robô, de Isaac Asimov. Essa obra é importantíssima para a ficção científica, já que faz uma introdução às Leis da Robótica.

Os contos de Asimov lhe trarão uma visão diferente dos robôs, sejam eles domésticos, especializados, da Terra ou do espaço. Com certeza vale a leitura, ainda mais hoje, com a robótica evoluindo cada vez mais e assistentes pessoais ganhando destaque.

// Androides sonham com ovelhas elétricas?

O livro que deu origem ao filme Blade Runner. Isso mesmo – e esse é um grande e ótimo motivo para que você o leia, ainda mais que tem um novo longa estreando neste ano.

A obra de Philip K. Dick traz Rick Deckard, um caçador de recompensas que sobrevive à uma guerra atômica e permanece em San Francisco – que está coberta por poeira radioativa.

O personagem tenta melhorar seu padrão de vida até conseguir substituir sua ovelha de estimação elétrica por um animal de verdade, o que vai muito além de suas finanças. Até que ele consegue um novo trabalho: perseguir androides fugitivos e aposentá-los.

Se você gosta de Blade Runner, já sabe, não é mesmo? Leia o quanto antes!

// Realidades Adaptadas

Minority Report, Os Agentes do Destino, O Vidente, O Impostor… Esses são alguns dos filmes baseados em contos de Philip K. Dick (sim, mesmo autor do livro que citamos antes). Realidades Adaptadas traz esses textos incríveis que foram adaptados para o cinema. Se você gosta de pelo menos um dos filmes que citamos, precisa ler esse livro.

// O Jogo do Exterminador

Outro clássico da ficção científica que também ganhou sua adaptação para o cinema.

O Jogo do Exterminador conta a história de Ender Wiggin, uma criança capaz de derrotar alienígenas e salvar a humanidade. Ele é a esperança dos militares para a salvação do mundo e passa pelo processo de brutalização psicológica imposto às crianças na Escola de Combate (uma espécie de Hogwarts do sci-fi).

Depois desses seis livros vai ser difícil deixar de ler ficção científica.

Tem algum outro para indicar? Deixe as sugestões nos comentários! E se você gosta de literatura tanto quanto a gente, não deixe de ver nosso artigo sobre as distopias clássicas que você precisa ler. 😉