Acredite, nem só de morte Game of Thrones é feita. Ah, não sabe do que estamos falando? Não se faça de desentendido… É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre a série ou sobre os livros de George R. R. Martin. Se mesmo assim não sabe sobre o que estamos falando, dê uma “googlada”. Vai valer a pena! E não nos culpe se você também ficar viciado… Ou se chorar ao ver um dos personagens favoritos morrendo… Ops, estamos falando demais.

02-Game-Blog

Game of Thrones foi lançada em 2011 pela HBO e é inspirada na série de livros Crônicas de Gelo e Fogo, escrita por Martin. A trama gira entorno da luta pelo controle dos Sete Reinos. E a família que vencer irá garantir a sobrevivência no próximo inverno.
Atualmente ela conta com 5 temporadas e virou sucesso absoluto. Mas se engana quem acha que nos episódios só há intrigas, espadas afiadas, armaduras fortes e litros de sangue… Eles também podem ensinar muito sobre liderança. Duvida? Então confira as frases selecionadas pela Revista Exame:

Dentro da série o lema da Casa Stark é “O Inverno está chegando”. Essa expressão tem muito a ver com o posicionamento de um líder diante de um período tranquilo no mundo corporativo. Ele não deve se acomodar “durante o verão”. É importante que ele aproveite a estação mais quente do ano para se precaver e pensar em outras formas para enfrentar o inverno, ou seja, as dificuldades que podem surgir logo adiante.

Uma equipe forte e competente precisa confiar em seu líder. Se o gestor não cumpre promessas e não assume o que diz, ele perde a reputação e a credibilidade. Caso contrário, quando ele se mostra confiante e age como o esperado, ele é respeitado pelos colegas. Em Game of Thrones quem dá essa lição é Tyrion Lannister, quando fala que “Um Lanninster sempre paga suas dívidas”.

Tyrion também acerta com a frase “A mente precisa de livros assim como precisa da pedra para amolar para ficar afiada”; já que um bom gestor precisa estar sempre aprendendo senão, ficará para trás e perderá sua efetividade do mesmo jeito que uma lâmina cega.

Também é preciso que um chefe aprenda que liderar é bem diferente de ser autoritário. Se ele precisa repetir que é ele quem manda, significa que a sua liderança é frágil, é sustentada apenas pelo cargo que exerce. Algo que Tywin Lannister sintetizou muito bem na frase “Todo homem que precise dizer ‘eu sou o rei’ não é um rei de verdade”.

Além disso, a liderança não é algo que se passa de geração em geração. Ela não está ligada ao DNA. Quem possui privilégios acaba tendo mais vantagens competitivas por sorte, mas mesmo que ele assuma o comando, não quer dizer que será um líder. E Lorde Varys reafirma isso ao dizer que “Qualquer tolo com sorte pode nascer em meio ao poder, mas conquistá-lo para si dá trabalho”. Para liderar com sucesso é preciso conquistar a confiança dos colaboradores, ter credibilidade e trabalhar muito.

Outra lição importante que se pode tirar de Game of Thrones é que quando nos deparamos com desafios e somos obrigados a sair da zona de conforto, é importante não encararmos isso como algo negativo dentro da vida profissional. Líder que é líder não deve temer o novo, pois ele sabe que é diante a dificuldade que ele se fortalecerá. Por que como Petyr Baelish-Littlefinger diz, “O caos não é uma cova, é uma escada”.

Agora que você já conferiu as lições de liderança da série, o que você acha de aproveitar o fim de semana para assistir aos episódios? Se achar outra frase inspiradora, compartilhe conosco! 😉