Cinco motivos para monitorar o comportamento do consumidor

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Por Welington Sousa, Gerente de Marketing da All In*

A partir do momento em que um visitante entra no site de uma loja virtual, ele oferece ao empresário dados sobre seu comportamento e preferências – facilitando a criação de campanhas com ofertas para o futuro. Porém, mesmo assim, são poucas as empresas que utilizam informações comportamentais dos consumidores. A pesquisa 2015 do Censo de E-mail Marketing, produzido pela Econsultancy, indica que apenas dois em cada dez profissionais buscam segmentar a base de contatos com base nesse conteúdo. Confira cinco motivos para aderir ao monitoramento de hábitos comportamentais e potencializar suas campanhas:

Campanhas assertivas: ao monitorar o comportamento do consumidor, é possível descobrir suas preferências e interesses, oferecendo produtos e serviços relevantes para aquele momento. Dessa forma, a tática do disparo contínuo dá lugar ao envio inteligente, concentrando os esforços e custos apenas no e-mail que pode de fato representar uma venda futura.

Relacionamento: o profissional pode se antecipar à demanda e desenvolver e-mails para os diversos momentos da vida do cliente. Se uma pessoa procura itens de bebê agora, muito provavelmente pode se interessar por fraldas nos próximos meses e por brinquedos educativos em alguns anos. Resumindo: a empresa se relaciona com o usuário e torna-se parte importante em seu cotidiano.

Segmentação da base: por meio do acompanhamento do consumidor, é possível construir um perfil completo do público-alvo, incluindo dados como recorrência de pedidos, abandono de carrinho e categorias mais visualizadas. Assim, o profissional consegue ir além da “tradicional” divisão por sexo, faixa etária e região.

Automatização: atualmente, o monitoramento é feito de forma automática pelo próprio disparador de e-mail marketing, incorporando dados diretamente do site, para a construção de uma mensagem adequada ao usuário. Com isso, o profissional de marketing fica livre para criar novas estratégias e campanhas.

Rentabilidade: com custos mais baixos e e-mails marketing assertivos, o ROI de cada campanha aumenta consideravelmente. Quando utilizam conteúdos personalizados têm 325% de visualizações a mais do que as mensagens tradicionais, de acordo com dados apresentados no Shop.org. Ou seja, quanto mais cliques, mais possibilidades de vendas concretizadas.

* Welington Sousa é Gerente de Marketing da All In, empresa de marketing digital voltada para e-mail marketing