Como otimizar as palavras-chave nas campanhas de Links Patrocinados?

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Criar uma campanha de Links Patrocinados está longe de ser uma tarefa fácil, não é mesmo? É preciso pensar na estrutura das campanhas, grupos de anúncios e palavras-chave, além de todas as outras ferramentas que o Google disponibiliza como extensões de anúncios, CPC otimizado e assim por diante.

Pensando nas otimizações necessárias para garantir os melhores resultados, acabamos partindo – quase sempre, senão sempre – da lista de palavras chave que estamos ‘comprando’, afinal é por meio delas que nossos possíveis clientes nos encontrarão.

Listei algumas dicas de como é possível otimizar os termos que você utiliza em sua conta.

Não são regras e não precisam ser seguidas na ordem que foram listadas, mas é importante se atentar aos pontos abaixo para buscar os melhores resultados.

Lembrando que o que pode funcionar para uma conta não vai funcionar necessariamente para outra e que os testes são fundamentais. É preciso ajustar e acompanhar, evitar muitas alterações ao mesmo tempo para que você consiga observar os resultados e entender quais modificações realmente foram responsáveis por uma melhora ou piora na conta.

Vamos começar?

  • Pense como o seu cliente pensa: quais termos são mais prováveis de serem utilizados na busca quando seu cliente procura pelo seu produto ou serviço? Assim você pode incluir em suas campanhas as palavras mais relevantes para seu negócio;

  • Confira as URLs de direcionamento dos anúncios: depois de clicar no anúncio, vindo por uma determinada palavra-chave, o ideal é que o usuário acesse o site justamente na página que trata do assunto abordado tanto na palavra-chave que ele buscou, quanto no anúncio pelo qual ele se interessou.

    Se você anuncia sapatos e o cliente chegou depois de ter buscado um modelo específico se certifique de que ele vai acessar a página desse modelo pelo qual ele está interessado;

  • Negative termos irrelevantes: nos relatórios que você tem acesso ao anunciar no Google, por exemplo, é possível encontrar as informações sobre Termos de Pesquisa. Pense o seguinte: você pode adicionar em sua conta o termo vestido e um usuário pode buscar no Google pela palavra vestido de festa, caso você não tenha negativado a palavra festa em sua conta o seu anúncio pode aparecer no resultado dessa pesquisa.

    É possível que esse termo seja importante para você ou não. Você pode vender apenas vestidos para mulheres e aparecer no resultado de busca pelo termo vestido para bonecas, por exemplo. Nesse caso você pode negativar em sua conta a palavra bonecas e seu anúncio não vai mais aparecer quando um usuário buscar por qualquer uma das palavras em sua conta +boneca.

    Pode parecer complexo no início, mas essa otimização é fundamental. Com ela você irá direcionar as impressões das suas campanhas para termos que realmente podem trazer clientes em potencial. Para saber mais, clique aqui;

  • Inclua termos relevantes: o relatório de Termos de Pesquisa pode ajudar você a incluir termos em suas campanhas também. Pequenos erros de grafia, novas formas de nomear seus produtos e ideias inclusive de abordagens para os anúncios podem surgir ao revisar esse relatório;

  • Correspondência das Palavras-chave: é preciso estar sempre atento a forma como os as palavras-chave estão cadastradas na conta, pois isso vai influenciar seu investimento, sua relevância na busca, seu índice de qualidade e posicionamento.
    A explicação ficaria muito extensa mas você pode acompanhar detalhadamente nesse link.

 

É importante entender que as otimizações precisam ser constantes e o acompanhamento dos resultados também. Existem diversos fatores externos a sua conta que podem impactar nos seus resultados. Seja uma movimentação do mercado, um novo concorrente que começa a oferecer um CPC mais alto ou uma condição especial de pagamento.

E você, como otimiza suas campanhas? Compartilhe conosco suas experiências!

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