Como ser mais criativo em 7 passos

em Artigos, Dicas e novidades.

Se você é aquela pessoa que acredita que não é criativa, que não consegue ter boas ideias e sair fora da caixa, este artigo é para você.

Mostraremos que a criatividade é para todos e, que, mesmo naqueles dias em que as ideias geniais não surgem, é possível exercitar o cérebro para que elas fluam e sejam colocadas em prática.

Descubra como ser criativo em 7 passos simples e fáceis de serem seguidos:

1 – Fique sozinho

Fazer brainstorm com os colegas ajuda as boas ideias fluírem, mas as Universidades Cornell e Johns Hopkins, nos Estados Unidos, em um teste com 200 alunos, identificaram que os solitários são os mais inovadores. Além disso, outra pesquisa mostrou que quanto maior o número de pessoas em um grupo, menor o desempenho de cada integrante. Logo, esfriar a cabeça e ficar um pouco só pode trazer ideias boas. Curta mais sua própria companhia. :)

2 – Um bom banho ajuda

Relaxar ajuda a ser mais criativo. Quando você não conseguir achar uma solução para determinado problema, tente relaxar seu corpo e sua mente. Dessa forma seu cérebro fará associações mais distantes, devido ao trabalho do hemisfério direito. Uma forma simples de fazer isso é tomando um bom banho quente – e é por isso que muitas pessoas têm grandes ideias durante uma ducha.

3 – Cochile

Sua rotina provavelmente é cheia de afazeres, certo? Possivelmente seu cérebro e seu corpo não descansam como deveriam, logo, tirar um cochilinho depois do almoço fará bem e lhe ajudará a ser mais criativo. Sabe por quê? Porque dessa forma você acessa informações da área periférica do cérebro e aí as grandes ideias surgirão.

4 – Caminhe

Uma boa caminhada, além de fazer bem para sua saúde, pode melhorar seu humor e aumentar sua criatividade. Um estudo realizado pela Universidade de Stanford mostrou que caminhar está diretamente relacionado à capacidade de ter boas ideias. Os participantes da pesquisa aumentaram 60% de sua criatividade enquanto caminhavam. Logo, coloque os tênis e vá passear por aí!

5 – Anote tudo

Ande sempre com um caderninho e uma caneta por perto. Ele servirá como um “banco de ideias” ou um “banco de inspirações”. Escreva frases que gostou, indicações de filmes, livros, músicas. Anote seus pensamentos, ideias que surgiram durante o dia. O fato de escrever vai ajudar a lembrá-lo e a usar seu caderno como um “refúgio criativo”, já que toda vez que precisar de inspiração, você poderá consultá-lo.

6 – Ouça música

Tocar instrumentos ajuda as ideias fluírem, mas se você não toca nenhum, saiba que ouvir músicas também o ajudará a ser mais criativo. Escutar música, segundo a Universidade de Birmingham, aumenta o rendimento em diversas atividades. Pegue o fone de ouvido e divirta-se! :)

7 – Divirta-se

Você tem reservado um tempo em sua agenda para se divertir? Brincar com seu cachorro ou gato; sair com a família, jogar videogame com os amigos…? Não? Saiba que atividades como essas são fundamentais para dar um “Up” em sua criatividade. Pare de deixar para depois aquele “a gente marca!”. Convide as pessoas que você mais gosta para sair!

Para ler também:

Criatividade é um assunto recorrente no blog da Locaweb. Se você quiser saber mais sobre e exercitar seu cérebro, ter mais ideias incríveis e inovar, indicamos estes outros artigos publicados por aqui:

Como exercitar a criatividade?

Por que você deve ler Criatividade S.A.?

Criatividade S.A.: O segredo das ideias inovadoras de Steve Jobs

Sua inspiração de volta em 5 passos

Você também pode gostar