Metodologia desenvolvida pelo escritor inglês Simon Sinek foca três perguntas básicas e é aplicada por gigantes como Apple e Disney.

Por que algumas pessoas, empresas e organizações conseguem tanto sucesso, indo além de todas as expectativas, enquanto outras mal conseguem sair do lugar? Esta é a pergunta fundamental para entender o golden circle, que pode ser traduzido como círculo dourado, uma tese do autor inglês Simon Sinek

Essa metodologia visa explicar como determinadas lideranças conseguem inspirar, agir, se comunicar e gerar alto impacto no mundo, e de que maneira elas alcançam esse patamar. Mas como funciona esse tal golden circle? Neste artigo vamos contar tudo o que você precisa saber sobre a tese! 

Navegue pelo índice

    O que é o golden circle? 

    Pense em uma pedra sendo arremessada em um lago. No primeiro impacto, um pequeno círculo se forma no centro, mas logo a água se movimenta de dentro para fora, criando outros círculos ainda maiores e que alcançam uma área gigantesca daquela porção de água. 

    Essa é a ideia-base do golden circle. Partindo de um forte impacto no interior do problema, é possível atingir uma influência muito maior, de forma natural e constante. Para isso, é preciso começar com um questionamento fundamental: por quê? 

    Não por acaso, o livro de Sinek foi lançado com o título “Start With Why”, que pode ser traduzido como “Comece Pelo Por quê”. Pode parecer algo óbvio, mas a tese do autor defende como isso pode mudar drasticamente o destino de um indivíduo ou de uma empresa. 

    Antes de começar qualquer projeto, é preciso entender os motivos pelos quais ele existe e qual impacto ele busca gerar. Ou seja, o porquê daquela ideia existir em primeiro lugar.  

    Essa pergunta é a pedra jogada no lago, é o principal fundamento para gerar influência, liderança e propósito. Sem ela, é muito difícil crescer e impactar pessoas profundamente durante o caminho.

    Não à toa, Sinek descreve essa estratégia como base para negócios como Apple e Disney, além de líderes como Martin Luther King Jr.  

    Como funciona o golden circle? 

    A tese do golden circle vai além da primeira pergunta. A ideia é de que outros dois questionamentos importantes acompanhem o primeiro, na seguinte ordem: 

    1. Por quê?

    2. Como? 

    3. O quê? 

    Dessa forma, após pensar no motivo pelo qual aquilo está sendo executado, o próximo passo é pensar em “como” ele deve ser feito. Isso significa traçar estratégias de comunicação, produção e de como se organizar para espalhar o seu “porquê”

    Por fim, temos o último círculo, que é o que chega à grande maioria das pessoas, mas que só tem sentido se carregar a bagagem das perguntas anteriores.

    O “o quê” se refere ao produto, serviço ou campanha que chega ao público geral, porém, caso ele seja vazio e não carregue as respostas para as outras perguntas, as chances de causar um impacto profundo é muito menor. 

    Leia também

    Como as empresas adotaram o golden circle? 

    Apple 

    Os discursos do fundador e ex-CEO da Apple, o lendário Steve Jobs, já deixavam claro que a proposta da empresa era muito mais do que vender produtos de tecnologia no mercado.  

    Com a ideia de conectar pessoas à arte e desenvolver uma personalidade própria, a famosa marca da maçã conseguiu comunicar o seu porquê mais do que qualquer outra empresa de tecnologia do mundo, tornando-se a líder do mercado

    Não à toa, a Apple cobra mais caro do que a média do mercado por seus produtos, e faz com que o valor agregado seja muito maior em qualquer produto que faça parte da marca. 

    Disney 

    Você provavelmente tem um filme favorito da Disney que toca o seu coração e traz memórias de infância, e isso não se deve apenas aos belos roteiros e à ótima execução por parte dos profissionais da empresa.  

    A Disney vende sonhos, um mundo de fantasia onde você pode ser o que quiser, e essa mensagem é transmitida em cada um de seus filmes. Isso faz que as pessoas tenham o desejo de comprar seus brinquedos, assistir a seus filmes e visitar seus parques de diversão, sempre atrás do mundo de sonhos vendido pela gigante das telonas. 

    Personagens da Disney, empresa que se beneficia da metodologia golden circle
    Disney: onde adultos sonham como crianças. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Nike 

    Just do it!”, provavelmente você já se deparou com essa frase anteriormente, mas o que ela transmite é muito maior do que parece.

    A Nike passa a ideia de alguém que vence desafios, dá o melhor de si e não tem medo de se arriscar, e é exatamente a mensagem que uma pessoa que pratica esportes quer ver. 

    Por isso, os produtos agregam muito mais valor ao transmitir o “porquê” da marca, fazendo que ela seja a líder na venda de materiais esportivos. 

    Aplique o golden circle no seu negócio 

    Agora que você já entendeu o conceito de golden circle, chegou a hora de colocar a mão na massa. Como você já deve imaginar, comece pelo “por quê?”. 

    Quando entender exatamente o motivo pelo qual a sua empresa deve existir e como quer impactar pessoas, parta para as próximas perguntas, defina estratégias e o produto ideal, mas sem esquecer de ir de dentro para fora.  

    Dessa forma, você estará no caminho certo para encontrar o círculo dourado do seu negócio

    Como utilizar o e-mail marketing da Locaweb para divulgar o propósito da sua marca? 

    Uma empresa necessita de boas campanhas de marketing para atingir novos públicos, afinal, só quem é visto é lembrado! Mas existem muitas estratégias diferentes, e encontrar a melhor para o seu negócio não é uma tarefa simples. 

    Pensando nisso, que tal dar uma olhada no e-mail marketing da Locaweb? Com planos acessíveis e o melhor suporte 24 horas do mercado, a Locaweb oferece acesso a essa estratégia muito utilizada no mercado, e tem demonstrado ótimos resultados.  

    Escolha o plano ideal do e-mail marketing da Locaweb e dê um gás na sua estratégia!

    Saiba mais