Falta muito para a Black Friday? É hora de planejar!

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O ano começou ontem e já estamos na metade? Pois é!

Ações de marketing vão além de campanhas publicitárias e peças gráficas que precisam ser criadas. Quando pensamos em datas que movimentam o mercado, como Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal e a Black Friday – uma das datas mais importantes para o comércio eletrônico – é preciso planejar e estar preparado.

Já pensou o que pode acontecer ao criar uma campanha enorme e perder todo esse trabalho porque o número de acessos ultrapassou o número máximo que o seu site poderia receber? Ou criar uma campanha inovadora e esquecer de avisar seus clientes fiéis sobre o desconto que está rolando?

Precisamos nos preparar sempre e garantir que tudo vai funcionar da melhor forma possível, afinal, datas comemorativas acontecem apenas uma vez ao ano e com a Black Friday não vai ser diferente. Sendo assim, é cada vez mais necessário falarmos sobre infraestrutura e relacionamento com o cliente. Como funciona aí na sua empresa?

Abaixo listamos alguns pontos que que você pode começar a pesquisar desde já, para não perder nenhuma oportunidade, principalmente da Black Friday.

// Site: você já tem um?

Aproveite que ainda temos um tempinho até a Black Friday chegar e crie um site!

Assim você poderá aproveitar essa data, super importante para o comércio eletrônico, bem como tantas outras. Criando seu site com antecedência é possível estruturar melhor as páginas e o conteúdo que quer divulgar, além de testar variações de cores ou layout, por exemplo.

Aproveite para incluir formulários de contato e/ou newsletters. Dessa forma, poderá criar sua base de e-mails com contatos interessados em seu conteúdo ou serviço e aproveitar essa lista futuramente para enviar promoções, descontos ou focar no relacionamento.

// E seu o meu site ficar fora do ar?

Faça uma análise do número de visitantes que o seu site recebe. Acompanhe o histórico e, se possível, compare com o do ano anterior. Existem diversas opções, como Hospedagens ou Clouds, mas é preciso que você entenda o tamanho do seu negócio, o quanto gostaria de investir e como vai lidar com essa infraestrutura – você tem conhecimento técnico ou contrataria alguém?

// E-mail Marketing para avisar os clientes sobre os descontos?

Como você se relaciona com seus clientes? É importante que eles saibam o que acontece em seu site. Já pensou criar uma campanha com um desconto bem relevante e avisar seus clientes apenas no último dia da promoção?

As ferramentas de E-mail Marketing ajudam você a manter seus clientes atualizados sobre suas novidades, promoções, produtos ou serviços novos e, quando a Black Friday chegar, já terá uma base trabalhada e engajada!

Não perca tempo! Programe suas ações contando sempre que imprevistos podem acontecer. Pesquise as ferramentas que vai precisar para ter uma Black Friday de sucesso e teste nas datas sazonais que antecedem novembro.

Uma campanha de sucesso depende, e muito, de um bom planejamento e de muita pesquisa!

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