Se você está lendo este texto é porque se identifica com ele de alguma forma.
O fato é  que existe gente chata em qualquer lugar do mundo. Na China, na Bélgica, na fila da padaria e, se você achava que o ambiente de trabalho estaria a salvo, ih… sentimos muito, mas não está não – e PRECISAMOS falar sobre isso.

Por quê? Simples: sua saúde e seu emprego podem estar em jogo.

Uma pesquisa realizada pela Escola de Negócios Ross da Universidade de Michigan comprovou que as chances de um profissional crescer em uma empresa são maiores quando ele convive com pessoas positivas e se dá bem com elas. Lidar com colegas mal-humorados, que só reclamam da comida, do ar-condicionado, dos chefes, do tempo, do barulho (acrescente muitas outras coisas) pode prejudicar sua carreira sim.

Durante o estudo a professora Gretchen Spreitzer e sua equipe realizaram dois experimentos:

o primeiro foi feito em uma empresa de engenharia. Os funcionários da área de TI tiveram que avaliar as relações com os colegas e os pesquisadores também levaram em conta as avaliações de desempenho de cada colaborador.

O segundo teste foi realizado com profissionais de uma empresa de consultoria. Eles também tiveram que avaliar as relações com os colegas, mas tiveram que responder uma pergunta a mais: o quanto achavam que estavam prosperando na carreira.

O resultado? Na primeira experiência a professora percebeu que quanto mais o profissional lidava com o “mala sem alça”, menor era seu desempenho no trabalho.

Na segunda, os funcionários que achavam que poderiam subir de cargo até se incomodavam com os colegas chatos, mas apesar da convivência desgastante, continuavam exercendo suas funções da melhor forma possível.

Diante das situações, Gretchen concluiu que a perspectiva de crescer na empresa consegue atenuar os efeitos negativos dessas pessoas um tanto inconvenientes e percebeu que algumas medidas podem evitar o desgaste emocional. Portanto amigo, se liga nas dicas:

O que fazer se você é funcionário da empresa e tem que lidar com a “malinha”:

– Não tenha medo de limitar as relações com esse tipo de pessoa. Converse apenas o necessário.

– Passe mais tempo com os colegas que você gosta e que lhe fazem bem.

– Tenha certeza de que seu trabalho realmente é importante para você e se gosta do que faz.

E se você é o líder, o supremo, o poderoso chefão?

– É importante definir padrões de comportamento para o ambiente de trabalho e exigir o cumprimento dessas regras. A pesquisadora observou que pessoas com temperamento difícil geralmente são boas no que fazem – tecnicamente falando. Por isso alguns gestores relevam esse tipo de atitude.

– Antes de promover alguém da equipe, leve em conta o comportamento dela e como ela se relaciona com os demais colegas. Esse tipo de promoção afeta a vida de outros colaboradores.

– Dê feedbacks regulares para os funcionários e dê prioridade para os treinamentos que envolvam comportamento profissional e cultura de trabalho.

Essas orientações foram feitas em cima do estudo desenvolvido pela Universidade de Michigan, portanto, têm relevância. Bora colocá-las em prática? Segundo Gretchen Spreitzer essas medidas podem aproximar e transformar o ambiente de trabalho, além de melhorar os resultados financeiros da empresa.

Afinal, gente alegre, de bem com a vida e com os colegas produz muito mais. 🙂

Para saber mais sobre o estudo, você pode acessar o portal de notícias da Universidade.