Links Patrocinados no Google: como começar?

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Você criou um site e agora precisa trazer pessoas para que elas conheçam seu produto, serviço ou sua loja virtual? Então chegou a hora de começar a pensar em campanhas online que irão ajudá-lo a aumentar o tráfego em  sua página.

Existem diversas formas de trazer pessoas para o seu site e os Links Patrocinados do Google é uma delas. No Google você paga por CPC (Custo por Clique), apenas quando um usuário clica em seu anúncio e é direcionado para o seu site.

Para começar a anunciar é preciso criar uma campanha; um grupo de anúncios e, dentro dele, incluir palavras-chave e anúncios. O sistema é pré-pago e você pode adicionar créditos de acordo com o que deseja investir.

Listamos abaixo cinco dicas que podem ajudar nessa primeira campanha!

// 01.   Objetivo da campanha

Primeiramente, o que você pretende com essa campanha? Gostaria de vender produtos ou receber ligações de pessoas interessadas em um determinado serviço, ou ainda, divulgar um conteúdo, sem foco em vendas? É importante que você saiba o que deseja ao começar sua campanha, pois assim será mais fácil seguir com os demais passos.

// 02.   Palavras-chave

Pense em seus concorrentes. Quando busca por um serviço semelhante ao seu, por exemplo, quais palavras você usa? Podemos pegar como exemplo um site de roupas femininas.

Para vender vestidos posso comprar palavras como ‘comprar vestido vermelho’, ‘preço vestido curto’, ‘comprar vestido festa’.  Palavras-chave mais específicas trarão um número menor de cliques, mas podem ser mais assertivas.

Palavras mais amplas, como apenas ‘vestidos’, podem trazer muitas pessoas procurando produtos que talvez você não venda. Seria bacana ter um mix de palavras, mas caso seu investimento seja pequeno ou essa campanha seja apenas um teste, você pode incluir as palavras aos poucos, de acordo com os resultados de sua campanha.

// 03.   Palavras-chave negativas

Ao pensar nas palavras-chave de sua campanha, também é preciso pensar nos termos que poderiam ser negativados. Quando você negativa uma palavra-chave, seu anúncio não aparece na busca quando um usuário procura por ela.

Por exemplo: posso negativar os termos ‘usado’ ou ‘velhos’. Quando um usuário busca por ‘vestido velho’, meu anúncio não aparece, já que meu objetivo é vender – nesse exemplo – apenas vestidos novos.

// 04.   Custo por clique (CPC)

No Google você paga por CPC e é importante entender que algumas palavras-chave são mais caras que outras. Isso acontece porque alguns termos são comprados por muitos anunciantes, o que aumenta a competição para que o anúncio apareça em primeiro lugar, ou nas primeiras posições.

Alguns termos chegam a custar R$ 20 por clique (ou mais!). Você pode começar com ofertas mais conservadoras e ir aumentando aos poucos, até encontrar o melhor patamar.

// 05.   Anúncio matador

Agora que você já escolheu as palavras-chave que vai incluir ou negativar, que já sabe quanto quer pagar por clique, precisa escrever um anúncio que chame a atenção dos usuários. Coloque o máximo de diferenciais que puder, assim o texto ficará mais atrativo!

Chamadas como ‘frete grátis’, ‘porcentagem de desconto’, ‘pagamento facilitado’, entre outros, podem atrair mais compradores.

Listamos acima algumas dicas, mas existem mil outras mais!

É importante estudar sobre a empresa em que queremos anunciar. Muitas delas, como o Google, disponibilizam conteúdo no Youtube, páginas de ajuda e afins. Além disso, existem diversos portais com dicas que podem ajudar você a otimizar sua campanha, buscando sempre os melhores resultados.

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