Lista de filmes que são “muito Black Mirror”

em Artigos, Dicas e novidades.

Black Mirror já está em sua quarta temporada e continua deixando muita gente reflexiva, com medo do futuro – que não está tão distante assim. Leia nosso artigo sobre robôs e você entenderá do que estamos falando.

O fato é que a série, atualmente produzida e disponibilizada pela Netflix, tem mexido com todos os apaixonados por tecnologia (nós ♥). E se você gostou tanto dos episódios quanto a gente, vai curtir nossa lista de filmes. Sim, porque talvez você não saiba, mas existem filmes tão Black Mirror quanto Black Mirror. E é sobre eles que vamos falar agora:

// GATTACA – EXPERIÊNCIA GENÉTICA

O filme, lançado em 1997, mostra um futuro em que humanos são criados geneticamente em laboratórios e, aqueles que são concebidos biologicamente, são considerados inválidos. Um fio de cabelo, sua saliva, qualquer célula de seu corpo determina onde você trabalhará, com quem casará e etc.

Vincent, um “inválido”, consegue um lugar de destaque em uma corporação e esconde sua origem. Porém, um assassinato pode trazer a verdade à tona. Vale assistir!

// VANILLA SKY

Esse filme mexeu comigo, virou minha cabeça do avesso e me deixou reflexiva por um bom tempo. Vanilla Sky, lançado em 2001, conta a história de David Aames, dono de um império editorial.

Ao sofrer um acidente de carro, David fica em coma por três semanas e tem o rosto desfigurado. Depois, ao se ver, ele fica traumatizado e oferece qualquer quantia em dinheiro para ter seu rosto reconstruído. É a partir desse momento que realidade e fantasia se misturam e deixam o filme muito, mas muito Black Mirror.

// MINORITY REPORT – A NOVA LEI

Mais um filme “Black Mirror” com Tom Cruise. O longa se passa em 2054, ano em que um sistema permite que crimes sejam previstos com mais precisão, fazendo a taxa de assassinatos cair a zero.

Até que o detetive John Anderton, agente no combate ao crime, descobre que o sistema previu que ele irá cometer um assassinato, o que coloca em dúvida sua reputação e a confiabilidade do tal sistema.

Ps.: O filme foi baseado em um conto de ficção científica de Philip K. Dick.

// O PREÇO DO AMANHÃ

Sabe a expressão: “tempo é dinheiro”? Ela faz total sentido em O Preço do Amanhã.

Isso porque no filme tempo é moeda e cientistas acharam uma forma de destruir o gene do envelhecimento. As pessoas chegam até os 25 anos e, depois dessa idade, passa a sobreviver de acordo com o tempo disponível em seu braço. Elas trabalham para ganhar tempo e, assim, sobreviverem.

No filme, Will Sallas ganha uma grande quantidade de tempo e é acusado injustamente de homicídio, até que ele se vê obrigado a sequestrar Sylvia – filha de um bancário – para ganhar tempo e provar a inocência. ASSISTAM.

// ELA

Em Ela – ou Her – acompanhamos a história de Theodore, um escritor que ainda está deprimido com a separação e decide equipar seu computador com um novo sistema operacional que evolui de acordo com as respostas que recebe.

A partir disso, ele passa a conviver com Samantha diariamente – com seu celular e computador – até que se apaixona por ela.

// EX MACHINA: INSTINTO ARTIFICIAL

Caleb é um jovem programador e ganha um concurso em sua empresa para passar uma semana na casa de Nathan Bateman, presidente da companhia. Porém, ao chegar na casa, ele percebe que foi escolhido para participar de um teste com sua última criação: Ava, uma robô com inteligência artificial.

Ava não é uma robô comum, ela é sofisticada e sedutora e faz com que Caleb não saiba mais em quem confiar.

Gostou da nossa lista? Já assistiu a algum desses filmes? Tem outros nesse estilo para indicar? Deixe nos comentários! ;)

 

Você também pode gostar