Quem não curte juntar os amigos em um final de semana e passar horas jogando?

Os jogos de tabuleiro voltaram com tudo! Apesar de que, no meu caso, acredito que eles nunca tenham ido. Do mais antigo tazo aos cards de Magic… Nossa, muita história!

Aproveitando essa onda, resolvi compartilhar com vocês uma lista com meus jogos de tabuleiro preferidos. É muito difícil escolher apenas 10 e sei que estou correndo o risco de deixar algum jogo bacana de fora, mas… Lá vai:

// 10 – WAR

Ótimo para quem curte horas de jogo – o que não é o meu caso. Ainda assim, gosto bastante.

Ele é um clássico dos jogos de tabuleiro e já foi recriado com diversas temáticas. No War você conquista territórios e precisa de uma estratégia focada em defesa e ataque, afinal, quanto mais territórios, melhor.

// 9 – Imagem e Ação

Quem nunca jogou esse jogo sem ter um mico para lembrar? Imagem e Ação tem gosto de infância! Ele explora a mímica – e é bem bacana para ser jogado com as crianças. Sem dúvidas, um sucesso de público nas festas infantis e em reuniões os amigos mais “sem noção”.

// 8 – Academia – O jogo do dicionário

Okay, esse jogo é bem parado, mas fazer o quê? Gosto da ideia de pensar em justificativas absurdas para as palavras e tentar convencer os demais de que aquela explicação é sim a correta. Vale a pena dar uma chance para esse jogo e treinar o blefar.

// 7 – Detetive

Coronel Mostarda, na sala de estar com o castiçal. Bingo! Já perdi as contas de quantas vezes joguei Detetive. Tentar descobrir o mistério, a solução para o crime, é extremamente empolgante para mim. O tabuleiro simula uma mansão e você precisa descobrir, através das cartas e dos palpites, quem cometeu o crime, onde e com o quê. São 324 possibilidades. Preparado?

// 6 – The Resistance

Adoro jogos rápidos porque assim tenho tempo de jogar vários em uma noite!

Esse leva em média 30 minutinhos – e gera vários conflitos (yes!). Existem dois times: espiões e resistência. Sem saber quem é quem você precisa realizar missões contra o império, tentando deduzir quem é da resistência e quem é espião.

A ideia é que o líder da rodada mande para a missão quem não é espião, usando o palpite e o blefe. Os espiões podem colocar a missão a perder, prejudicando a resistência. Bem bacana, super recomendo!

// 5 – Scrabble

Palavras-cruzadas! Não foge do que temos nas cruzadinhas de jornais ou revistinhas das bancas Bem bacana para passar o tempo, caso você queria um jogo sem tantos conflitos – para variar um pouco.

// 4 – Carcassonne

Neste jogo você criará cidades com peças que representam o Sul da França. A cada jogada poderá comprar mosteiros, campos, estradas – aumentando seus domínios. Ganha quem faz mais pontos, pois cada local incluído em sua cidade tem uma pontuação.

// 3 – RUMMIKUB

Sempre gostei de dominó e esse é um “dominó gourmet” – se é que posso definir assim. Você recebe 14 peças e precisa criar sequências com no mínimo quatro delas. É possível colocar números em sequência (1,2,3,4…, por exemplo) ou números iguais com cores diferentes  (sem repetir as cores).

Com as peças na mesa é possível reorganizar as sequências descartadas para que você consiga incluir suas pedras. Ganha quem terminá-las primeiro.

// 2 – Ticket to Ride

Um game que o Sheldon já deve ter jogado. Com o Ticket to Ride você trabalha com estratégia e tem um objetivo muito claro para alcançar: fazer os caminhos de trem e realizar as missões que pegou no início do jogo.

Esse é mais um jogo bacana para brincar com a família e com os amigos e comporta um número grande de participantes.

// 1 – Quartz

Este é o meu jogo favorito! Você precisa de estratégia, claro, e também de sorte. O mais bacana é que ele foi criado no Brasil e já me rendeu muitas risadas. Além disso, adoro sua temática: ANÕES.

Vale a pena jogar com os amigos, principalmente se você curte um jogo que gera conflitos – de leve. Quartz também faz sucesso com as crianças!

Claro que as regras desses jogos não se limitam ao que escrevi. Você pode encontrar conteúdos muito bons no site Ludopédia. Lá são postados fóruns e dicas para que todos possam trocar experiências sobre jogos novos e antigos. Quem sabe você encontra um grupo para jogar! E então, algum dessa lista também é seu preferido? Comente! 😉