O que é cultura da aprendizagem e como implementá-la em sua empresa

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E se você tivesse a oportunidade de trabalhar em um ambiente que promove e se preocupa com o aprendizado de seus colaboradores? Em uma organização que incentiva as pessoas a compartilharem seu conhecimento, a aprenderem com os demais, e a investirem em cursos, workshops e palestras para melhorarem suas habilidades? Seria muito bom, não é mesmo?

Agora, e se isso tudo fosse implementado em sua empresa e seus funcionários fossem recompensados por aprenderem cada vez mais? Essa é a cultura da aprendizagem, uma forma de treinar sua equipe, de deixá-la cada vez mais bem-informada, preparada e, de mantê-la. Porque, afinal, quem não gosta de se sentir valorizado e ter seu conhecimento reconhecido?

Ao investir em treinamentos, a produção melhora consideravelmente. Porém, há um fator que dificulta a participação dos profissionais nessas capacitações: nem todos estão disponíveis em determinada data e horário, por exemplo. Por sorte, alternativas online facilitam o processo, mas para isso, é importante que a empresa tenha uma cultura de aprendizagem bem organizada. Confira 6 dicas para implementá-la em seu negócio:

1 – Liderança como exemplo

Com os líderes apoiando a cultura da aprendizagem será mais fácil inseri-la no dia a dia de seu negócio. Realize treinamentos com os gestores de cada área de sua empresa, incentive-os a fazer cursos e converse com os profissionais que você sabe irão acreditar e propagar sua iniciativa.

2 – Compreenda o significado de aprendizagem

A cultura da aprendizagem vai além da participação em cursos, workshops e eventos. Não trate-a apenas como treinamento. Ela é mais ampla, já que também consiste no compartilhamento de aprendizado e experiência entre os funcionários.

3 – Invista em divulgação

Não adianta investir em cursos e em bate-papos entre os colaboradores se a divulgação disso tudo não for boa, se esses eventos não chegarem aos funcionários. Envie e-mails com o calendário de treinamentos e o conteúdo que será abordado neles; explique como o colaborador pode se inscrever e dê motivos para que ele participe.

4 – Tenha um planejamento

Qual é o seu intuito com a inserção da cultura da aprendizagem em sua empresa? Ter um objetivo, um cronograma e estabelecer uma sequência para os treinamentos trará mais seriedade ao programa e, assim, os colaboradores poderão se dedicar ainda mais.

5 – Feedback é importante

Para poder melhorar os treinamentos e implementar novos, ouça seus colaboradores. Pergunte o que eles acharam dos cursos, se estão implementando no dia a dia, se gostariam de aprender algo que não está dentro do programa de aprendizagem oferecido.

6 – Verifique se a aprendizagem foi aplicada

Garanta que a aprendizagem oferecida tem sido aplicada dentro de sua empresa. É importante que seus colaboradores coloquem em prática o conhecimento que adquiriram em cursos, workshops e eventos oferecidos pela empresa. Veja se os funcionários têm percebido alguma mudança dentro do processo de trabalho, se o conhecimento tem sido útil. Dessa forma será mais fácil de medir o sucesso da cultura da aprendizagem e aprimorá-la.

Agora que você já sabe o que é cultura de aprendizagem e como ela pode colaborar para o crescimento de seu negócio, coloque-a em prática! Ah, depois nos diga como foi essa experiência! :)

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