O que é e quais são as etapas do funil de vendas?

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Não é segredo que ao realizarmos uma compra, seja de um produto ou serviço, passamos por alguns estágios antes da decisão. Compras mais complexas, de produtos com maior valor agregado, costumam levar mais tempo. Assim como as decisões capazes de mudar nossas vidas – como mudar de bairro ou cidade, por exemplo.

Quanto mais complexa a decisão maior é o nosso empenho (geralmente) em buscar informações, seja com amigos que já passaram por esse processo ou na internet; em sites de comparação, etc.

Ao pensarmos numa campanha de mídia online ou offline é preciso considerar essas etapas. Meu produto é de fácil decisão de compra ou não? Para vender um carro quais informações meu cliente pode buscar? Se tenho uma loja de moda como vou trazer à tona a necessidade de comprarem algo que estou vendendo? Como expor? Como negociar?

O funil de vendas trata justamente desses momentos. Ele nos ajuda a entender em qual etapa nosso possível cliente está e, assim, poderemos pensar em abordagens que atendam às suas necessidades.

 

// Topo do Funil

Essa é a etapa mais abrangente do funil. Quem está nela ainda não sabe de uma possível necessidade que venha a ter. Uma pessoa nessa etapa não vai buscar ativamente por seu produto ou serviço. Você precisa criar a necessidade, usar mídias mais abrangentes como redes de display ou quem sabe afiliados, gerar leads e tráfego para o seu site.

 

// Meio do Funil

Quando o lead chega nessa etapa ele já entende que existe uma necessidade e começa a buscar soluções para essa questão. Ele vai pesquisar, buscar informações, para decidir se realmente deve ou não realizar essa compra.

Você pode então trabalhar conteúdos que vão trazer para esse lead informações preciosas para a decisão de compra, seja através de blogs, páginas no Facebook ou do seu próprio site. Uma estratégia estruturada de SEO pode ajudar muito nessa etapa.

 

// Fundo do Funil

Aqui o lead já sabe que precisa de algo e já buscou informações suficientes para decidir sobre realmente comprar um determinado produto ou serviço. Agora a questão é “onde comprar?”.

 

Existem diversas opções no mercado para tudo o que precisamos, não é mesmo?

Nessa hora você precisa mostrar os diferenciais da sua empresa, produto ou serviço. Seja a forma de pagamento, as qualificações ou qualquer outro ponto forte que pode impactar na decisão do seu futuro cliente.

Pensar nessas etapas lhe ajudará a montar um bom plano de mídia e ter sempre novos leads para realizar novas vendas. É importante pensar que esse fluxo é constante e trabalhar cada etapa vai ajudar você a trazer pessoas novas para o seu site, com o objetivo de trazer novas vendas.