O que é um programa de Afiliados?

em Artigos, Dicas e novidades, SEO.

Diversas empresas trabalham com programas de afiliados em suas campanhas online e, ao montar um plano de divulgação para seu negócio, é possível que você já tenha se deparado com esse nome: afiliados.

Essa é uma estratégia importante para quem possui um e-commerce, por exemplo.

As redes de afiliados funcionam como vendedores de seus produtos. Através de banners, links em sites ou até mesmo links patrocinados, elas promovem seu produto ou serviço para realizar vendas em seu nome.

As vendas acontecem no site do anunciante. Os afiliados apenas divulgam o site para que essa venda aconteça, ou seja, compram mídia para que sua marca apareça em diversos canais realizando a divulgação com foco em venda.

Essas empresas trabalham por comissão, de acordo com o produto vendido.

Você pode, inclusive, criar tabelas de remuneração de acordo com o ticket médio de cada produto. Por serem pagas por CPA (custo por aquisição) essas mídias podem trazer grandes resultados, pois você só paga ao afiliado aquilo que foi vendido em seu site.

Mas fique atento! É importante ter um processo de validação dessas vendas dentro de sua empresa. Os afiliados vão dividir com você o total de vendas que eles realizaram no período em questão, para assim receberem a comissão. Com esses dados você pode checar se elas realmente foram feitas. Isso vai ajudá-lo a tomar melhores decisões sobre quanto investir nesses parceiros.

Certifique-se de que essas vendas estão de fato vindo do parceiro em que está anunciando (para isso você pode usar as urls tagueadas, conhecidas pela abreviação UTM, caso utilize o Google Analytics, por exemplo). Em um segundo momento, entenda se essas vendas estão sendo pagas pelos cliques que compraram em seu site, vindo das redes de afiliados. Esse processo pode ajudá-lo a evitar fraudes ou decisões que prejudiquem seu retorno sobre investimento (ROI).

Os próprios programas de afiliados possuem ferramentas que auxiliam a identificar os sites que fazem parte de cada rede, buscando garantir sempre que os melhores resultados estão sendo atingidos. Como eles recebem apenas por venda realizada é do interesse deles que as transações sejam sempre qualificadas.

Quer ser um afiliado e ganhar dinheiro com o seu próprio site?

Além de anunciar através dos afiliados você também pode fazer parte da rede de um afiliado. Assim os banners que promovem e-commerces, por exemplo, podem aparecer em seu site também. Nesse caso é preciso buscar um site de afiliados e se cadastrar, passando pelos critérios de cada empresa, que podem variar de uma para outra.

Com os banners implementados você receberá comissões vindas das vendas que seu site gerar. Lembrando sempre que seu site precisa receber um número relevante de visitantes, para que você consiga realizar essas vendas. Alguns sites das redes de afiliados trabalham conteúdos focados na área de tecnologia, moda e muito mais. Além disso, você pode usar as redes sociais para promover seu site, campanhas pagas e SEO. Sempre com o objetivo de trazer um tráfego qualificado para a sua página.

Que tal pesquisar por empresas desse ramo e ver se seu site pode participar desses programas? Nada melhor que um dinheiro extra, não é mesmo?

Você também pode gostar