O que são leads?

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O que são leads? Onde habitam? Do que se alimentam?
Leads nada mais são do que pessoas e, em alguns casos, empresas que entraram em contato com seu negócio e podem virar clientes. Portanto, lead nada mais é do que uma oportunidade de negócio. Tendo isso definido, vamos falar “onde habitam” e como capturá-los.

// Como captá-los?

Hoje não basta mostrar em seu site o número de seu telefone e o endereço de seu e-mail e aguardar por um contato. Algumas estratégias são necessárias para melhorar a conversão desses leads.

Existem algumas formas já “tradicionais” no mercado, como por exemplo, a disponibilização de um chat em sua página, facilitando a comunicação do lead com seu time de vendas. Uma opção fácil de instalar é o Zopim.

Outra opção é a criação de uma Landing Page, onde é possível oferecer ao lead um e-book, vídeo ou mesmo um webinar sobre seu produto/serviço – facilitando assim seu entendimento sobre o produto/serviço que você oferece.

Ao criar e disponibilizar conteúdo você pode se tornar uma referência no assunto. Caso precise de uma ferramenta para criar uma landing page, recomendo o Criador de Sites. Já, para a criação e transmissão de um webinar, indico a Eventials.

Algo que ainda não é muito divulgado no Brasil, mas que recomendo a leitura, é o padrão Web-RTC, que permite a criação de um “telefone virtual” (entre outras possibilidades), diretamente pelo navegador. Essa opção é um pouco mais trabalhosa por exigir um programador e tempo para desenvolvimento.

Por fim, um meio de captação de leads – que tem se tornado cada vez mais utilizado – são os agregadores de profissionais, onde o lead acaba escolhendo de acordo com o  portfólio apresentado no portal. É ele que escolhe com quem entrará em contato.

Um exemplo de agregador é o Profissionais de Internet , que traz em seu portal centenas de desenvolvedores, agências e freelancers, gerando milhares de leads por mês. Se você se encaixa numa dessas categorias citadas, recomendo o cadastrado na plataforma.

// Do que se alimentam?

Nenhum desses esforços valeriam a pena se não falássemos de fidelização.
Uma vez o lead transformado em cliente, é hora de investir na fidelização. Para isso, convido vocês a lerem algumas dicas que separei neste link. Até mais.