Oito estratégias para aumentar o retorno em ações de e-mail marketing

em All iN, Artigos, Assessoria de Imprensa.

Por Welington Sousa *

Se destacar da concorrência é, sem dúvida, o principal desafio para o e-commerce brasileiro. Os empreendedores são impactados a todo o momento por novas soluções que prometem impulsionar ações de marketing, mas que, no fundo, não trazem o ROI (retorno sobre investimento, na sigla inglesa) desejado. A grande maioria das lojas virtuais atua de forma passiva em relação ao comportamento dos clientes, desperdiçando uma série de informações que poderiam aumentar sua conversão. Confira oito estratégias para aumentar suas chances de retorno em vendas:

Abandono de Carrinhos – são ações automatizadas que abordam o cliente que colocou um produto no carrinho do e-commerce, mas não finalizou a transação.  Para funcionar, é preciso considerar pontos importantes, como a escolha do canal, o momento de envio, o número de ofertas para o mesmo produto e quando começar novas campanhas.

Abandono de Navegação – consiste na inserção de um código de rastreamento no site, normalmente atribuído a uma tag capaz de combinar o cookie de navegação ao endereço de e-mail do cliente. Assim, é possível mostrar os produtos visualizados pelos consumidores em uma loja virtual.

Recorrência de Compra – este recurso é uma boa tática para fidelizar e engajar clientes. Neste caso, se a loja virtual possui produtos que são de uso frequente, como alimentos perecíveis ou itens descartáveis, calcule o ciclo até a nova compra e programe uma comunicação para lembrar o usuário de que o produto está quase no fim.

Clientes Inativos – além de identificar consumidores que não interagem com a marca, o recurso permite criar campanhas específicas para uma determinada segmentação ou comportamento. A estratégia é mais eficiente se combinado com as redes sociais, buscando interação em outros canais.

Redução de Preços e Similares – permite mostrar aos clientes novas possibilidades de produtos que se aproximam das preferências dos consumidores. Ele classifica itens do mesmo segmento, visualizado pela pessoa anteriormente (como uma TV) e, oferece com preços reduzidos, expandindo a chance de venda.

Pós compra – com esta solução, a empresa demonstra o grau de preocupação e exclusividade com o cliente e, aproveita para disparar diversos gatilhos de venda, como um produto cross-sell (que complementa um item comprado anteriormente), ou até mesmo enviar um conteúdo importante sobre o produto adquirido.

Fidelidade – ações deste tipo permitem compreender as necessidades e hábitos de consumo, proporcionando o máximo em personalização e exclusividade. Depois de conquistar a lealdade do usuário, a empresa deve continuar oferecendo descontos, serviços VIP, entre outros.

Remarketing Blast – facilita a criação de campanhas tradicionais personalizadas. Ou seja, é possível cadastrar um HTML padrão, programar uma oferta para toda a base e, ao mesmo tempo, preencher automaticamente a mensagem de acordo com o histórico comportamental do usuário dentro do site.

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* Welington Sousa é Gerente de Marketing da All In, empresa de marketing digital voltada para e-mail marketing