Os melhores canais do Youtube para quem curte literatura

em Artigos, Dicas e novidades, Internet.

internet

Eu não sei você, mas adoro dar uma boa pesquisada antes de comprar um livro. Geralmente leio resenhas, críticas em blogs, em portais de notícias e, claro, fico de olho nos canais literários do Youtube.

Confesso que nunca fui muito ligada nos Youtubers, mas há pouco tempo percebi que estava me inscrevendo nos canais e esperando ansiosa pelos vídeos. Foi aí que pensei: opa, tem algo acontecendo! Preciso compartilhar esses links com outras pessoas que também gostam de livros. Afinal, o conteúdo é muito bom!

Por isso, selecionei 5 canais literários do Youtube para você, que é tão viciado em literatura quanto eu. Confira:

// Pipoca Musical

Gente, eu sou suspeita ao falar de Pipoca Musical. Esse é o canal sobre literatura que eu mais gosto de acompanhar. Primeiro porque a Raquel Moritz lê muitos livros que eu leio – principalmente sobre ficção científica.

Ela é publicitária e em seu canal, que tem 23.779 inscritos, fala sobre filmes, séries e livros de terror, ficção científica, além de quadrinhos e obras de Neil Gaiman. Se você é nerd como eu, vai gostar!

O que eu gosto nos vídeos literários que ela posta: As resenhas e críticas da Raquel são muito, mas muito inteligentes. Dá para ver que ela vai fundo na leitura e nas pesquisas para embasar seus vídeos – e é isso que eu admiro demais nela.

// Tiny Little Things

Eu só fui conhecer o Tiny Little Things muito depois de sua criação (e vocês não imaginam o quanto me arrependo de ter levado tanto tempo). Tatiana Feltrin é incrível. Seus vídeos são muito bem elaborados, as críticas são embasadas e ela até lê em voz alguns trechos que gostou do livro.

Tatiana é formada em letras e pós-graduada em ensino de idiomas; seu canal foi criado em 2007 e tem mais de 24 milhões de visualizações.

O que eu gosto nos vídeos literários que ela posta: ela lê de tudo: de ficção científica, a Stephen King, a quadrinhos, a clássicos da literatura, a clássicos brasileiros. Seus vídeos são mais longos, mas valem ser vistos porque ela traz muitos detalhes interessantes sobre os livros.

// Who’s Geek

Mais um canal para quem é nerd, para quem é geek, para quem curte ficção científica. Gabi e Roberto são muito simpáticos. Os vídeos são curtos, divertidos e as críticas são bem feitas.

O que eu gosto nos vídeos literários que eles postam: os vídeos do Who’s Geek trazem muitos livros que eu já li ou quero ler. Ficção científica, terror e afins. O casal lê muito e é muito bacana acompanhar a relação deles com a literatura.

// Bel Rodrigues

O Canal da Bel Rodrigues eu conheci por acaso, por causa da Pam (em breve falarei sobre ela). Os vídeos não são apenas sobre literatura. Ela também fala sobre cinema, séries e alguns assuntos “polêmicos” – e também dá ótimas dicas para quem deseja escrever um livro.

Ela é publicitária, escritora e tem mais de 144 mil inscritos em seu canal.

O que eu gosto nos vídeos literários que ela posta: a Bel adora thrillers e lê muito sobre crimes, logo, ela consegue contextualizar muito bem seus vídeos quando esse é o assunto.

A youtuber chega a indicar filmes, séries e outros livros que tenham a ver, ou que sirvam como complemento do título que ela leu.

// Pam

Assim como a Bel Rodrigues, a Pam Gonçalves também é publicitária e escritora.

Eu a acompanho desde o início do canal, quando ela ainda tinha um blog sobre literatura. Os vídeos são rápidos e gostosos de serem assistidos e a youtuber é muito verdadeira, ela joga a real quando não gosta de determinado título.

Seu canal conta com mais de 215 mil inscritos e, por causa do seu amor pela literatura, já publicou seu segundo livro e participou de uma coletânea em conjunto com a Bel.

O que eu gosto nos vídeos literários que ela posta: acho a Pam muito verdadeira. Ela nem sempre gosta dos livros que estão em alta no momento e as dicas de escrita dela são fantásticas. Sério mesmo! Eu mesma já anotei várias para colocar em prática.

E então, gostou dos canais? Espero que você se inspire com as dicas dos “booktubers” e leia muito mais! Tem mais algum canal literário para indicar? Deixe nos comentários! ;)

Você também pode gostar