Por que você deve investir em marketing pessoal?

em Artigos, Dicas e novidades.

Sabemos que você é um bom profissional e que está sempre se atualizando e dando o melhor de si. Mas as outras pessoas sabem disso?

Você tem falado sobre as coisas legais que faz no trabalho? Tem divulgado seus projetos? Organizado seu portfólio? Tem um cartão de visitas em seu bolso? Não? Então você precisa investir mais em seu marketing pessoal.

O marketing pessoal é uma ferramenta importante para valorizar sua carreira, sua imagem, melhorar seus relacionamentos e aumentar as chances de conquistar a vaga que tanto deseja.

Assim como no marketing tradicional, no marketing pessoal são traçadas estratégias para promover uma marca – nesse caso, você mesmo – e fazer com que ela seja vista de maneira positiva. Assim você pode se tornar uma referência dentro da área em que atua, divulgará seu trabalho, alcançará um público maior e agregará mais valor à sua carreira.

Você pode ser um dos melhores profissionais do mercado, mas se não divulgar isso, como as pessoas saberão? Por isso a importância de investir em si mesmo, fortalecer e comunicar suas competências. Confira 5 dicas rápidas para fortalecer seu marketing pessoal:

// 1 – Defina um objetivo

O que você deseja nesse momento: uma promoção dentro da empresa na qual trabalha? Trabalhar em outro lugar? Ser realocado no mercado de trabalho? Virar palestrante?

Definir um objetivo é essencial para traçar as estratégias de seu marketing pessoal.

Sabendo o que você quer, será mais fácil identificar o que deve ser feito para chegar lá.

// 2 – Qual é o seu ponto forte?

Se você ainda não sabe qual é seu ponto forte, aquilo em que realmente se destaca, indicamos que converse com seus colegas, superiores, amigos e familiares e peça para que eles o ajudem a identificá-lo. Aprimore essa “qualidade” para deixá-la ainda mais forte e evidente. Faça o mesmo com os pontos fracos. Peça feedback para as pessoas que convivem com você e veja como pode transformá-los.

// 3 – Networking e mais networking
Prepare seu cartão de visitas e seja visto. Participe de eventos dentro de sua área, troque ideias com outros profissionais; fale sobre você, seus trabalhos, o que você deseja para o futuro. A comunicação é um fator muito importante dentro do marketing pessoal. Trabalhe-a e as chances das pessoas lembrarem de você será maior. Logo, ande sempre com seu cartão, entre em contato com os profissionais por meio de e-mail e LinkedIn, por exemplo. Marque um café, um almoço. Isso também conta. :)

// 4 – Dê um up em suas redes sociais

Como estão suas redes sociais nesse momento? Atualizar o LinkedIn devidamente, ter uma foto de perfil coerente e publicar artigos na rede é uma boa ideia para divulgar seu trabalho. Invista nisso! Ah, ter um blog também é uma boa estratégia para virar uma autoridade na web dentro da área em que trabalha. :)

// 5 – Cuidar da aparência também é importante

Esse tópico é “polêmico”. Quando falamos em cuidados com a aparência, não significa que você deva se vestir com roupas caras ou usar peças e um estilo que não tenha a ver com você. Nada disso! Nada disso mesmo!

Mas é legal que você mantenha uma imagem apresentável, condizente com seu trabalho e com sua essência. Inspire-se em pessoas que ocupam o cargo que você deseja; em profissionais que admira, e perceba como eles se vestem. Em cima disso você pode incorporar em seu guarda-roupa peças que sejam semelhantes e que façam com que você se sinta bem e confiante.

E então, preparado para crescer na vida profissional? Agora que você já sabe a importância do marketing pessoal e como você pode aprimorá-lo, coloque as dicas em prática! Conheça pessoas, dê um upgrade em suas redes sociais, estabeleça objetivos. Isso só vai ajudá-lo a crescer ainda mais! :)

Você também pode gostar