Quais métricas devo acompanhar em uma campanha online?

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Você já possui uma campanha de marketing online, mas não sabe o que medir? O primeiro passo é utilizar alguma ferramenta que disponibilize as métricas que vamos listar abaixo. A mais comum é o Google Analytics.

Com ele é possível extrair dados que vão ajudá-lo a entender se as campanhas estão funcionando ou não e, com base nestas análises, você pode pensar em novas ações focando nos resultados que precisa alcançar.

Aqui estão as principais métricas que você pode acompanhar, porém existem outras de acordo com o segmento de atuação:

1 // CPC ou Custo Por Clique é o valor que você paga toda vez que o usuário clica em seu anúncio. Campanhas de Links Patrocinados, como as do Google Adwords e Bing Ads são cobradas dessa maneira, por exemplo.

2 // CPM ou Custo por Mil (Impressões) é o formato em que você não paga por clique, mas por impressão do seu anúncio na página. Pense que você tem um banner divulgando seu site e esse banner aparece num determinado portal de notícias – essa é a impressão. Ao alcançar mil impressões você será cobrado, por um valor combinado anteriormente.

3 // CPA ou Custo por Aquisição é o valor que você paga por venda gerada. Vamos supor que você contratou um serviço de e-mail marketing, por exemplo, e que combinou que a cada venda vai pagar R$10 para a empresa que disparou a comunicação. Esse valor, de R$10, é o CPA.

4 // CTR ou Click Through Rate (Taxa de Clique) é a porcentagem de cliques sobre as impressões. Se o seu anúncio recebeu 1000 impressões e teve 100 cliques o seu CTR é de 10%. Ou seja, 10% das pessoas que viram seu anúncio clicaram. Essa métrica nos ajuda a entender quais anúncios atraem mais os usuários.

5 // Orçamento Diário é o valor que você deseja investir diariamente em sua campanha. Essa é uma métrica muito importante pois vai lhe ajudar a dividir a verba que possui dentro do período em que quer anunciar. Caso você tenha R$1000 para dez dias você poderia escolher por investir R$100 por dia, ou ainda, diminuir o orçamento durante o final de semana e aumentar nos dias úteis.

6 // CPL ou Custo por Lead é uma métrica bem parecida com o CPA, porém mais utilizada em campanhas que acompanham cadastros, preenchimento de formulários ou contatos. Para isso é preciso entender quanto vale um lead e o que é um lead qualificado para a sua empresa – pode ser um formulário totalmente preenchido, por exemplo. Assim você pode chegar em um valor médio e usar essa métrica para entender se determinada campanha traz os leads que precisa com um valor competitivo. Aqui você precisa calcular quanto investiu e dividir esse valor pelo número de leads gerados.

7 // CPV ou Custo por View é uma métrica utilizada para campanhas de vídeo. Vale lembrar que muitos veículos quebram essa informação mostrando quem viu apenas 15, 25, 50 ou 100% dos vídeos. Então, para calcular essa métrica, é importante entender qual seria a porcentagem ideal de visualização do conteúdo criado, assim você consegue verificar quanto foi investido e dentro desse investimento qual foi a quantidade total de visualizações desejada. Dividindo o investimento pelo número de visualizações teremos o valor do CPV.

Essas são apenas algumas métricas que você precisa acompanhar em suas campanhas. Cada número vai contar uma história no sentido de ajudá-lo a otimizar seu investimento para atingir os melhores resultados em cada campanha.

Tenha em mente que é preciso entender qual é o objetivo da campanha para que você consiga, assim, entender quais são as melhores métricas para acompanhar os resultados. Afinal, toda campanha possui um objetivo, que pode ser desde a venda de um produto até o aumento no tráfego da página.

Esse é apenas o começo, bons estudos!

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