Retrospectiva 2016: os posts mais lidos no blog da Locaweb

em Artigos, Dicas e novidades, Internet.

Chegou mais um fim de ano e, o que a gente faz nessa época? Começa a cantar “Então é Natal e o que você fez…” e chora no cantinho porque não cumpriu metade das metas que tinha para 2016? Não! Essas semaninhas que antecedem 2017 também servem para fazer uma bela retrospectiva.

 

Sabemos que você trabalhou muito durante esses 12 meses, que não teve muito tempo e, por isso, listamos os melhores posts do blog de 2016. Agora, que está aí, mais relaxadão, pode ler os artigos mais legais da Locaweb e ficar bem informado. Vem ver!

 

Entre os artigos que mais se destacaram neste ano, dois deles foram voltados ao público feminino. Na semana da mulher, publicamos um texto com dicas de documentários disponíveis no Netflix sobre mulheres fortes. Lá você encontra títulos como Girl Rising e #Chicagogirl. Outro que também ganhou muitos acessos foi sobre 5 mulheres que se destacaram na tecnologia e contribuíram para os avanços. Uma delas provavelmente você já conhece: Ada Lovelace, a primeira programadora da história. :D

 

Os bots vieram com tudo em 2016, foi um dos assuntos mais comentados do ano e em nosso blog não foi diferente. O artigo escrito pelo desenvolvedor Adinam Paiva é um dos mais lidos.

No post ele explica o que são os tais bots, para que servem e como eles funcionam. Se deseja saber mais sobre o assunto, clique aqui para ler!

 

Uma postagem que também fez sucesso e foi escrita por outro de nossos DEVs, dessa vez pelo Allan Klaus, foi sobre o golpe que estavam aplicando no WhatsApp. Ah, não lembra disso? Criminosos estavam enviando mensagens e atiçando os curiosos de plantão com a tentadora chamada: “Saiba quem viu seu perfil no WhatsApp” e aí, como a galera quer saber quem tá stalkeando, acabou caindo no golpe. Leia mais aqui! ;D

 

Uma dúvida cruel também assombrou Allan neste ano. Ele não sabia se deveria ou não usar Frameworks e compartilhou essa experiência com a gente. Será que ele conseguiu resolver esse questionamento? Vem ler!  Ah, o desenvolvedor também explicou o que é uma Single Page Application – e também foi um dos artigos do ano.

 

Quer saber qual foi outro assunto que deu o que falar e escrevemos em nosso blog? Computação quântica! Isso porque em 2016 a IBM anunciou que disponibilizará seu computador quântico para que todos possam estudar, pesquisar e trabalhar com qubits. O acesso será remoto e possibilitado por um serviço gratuito. Legal, né? Confira o artigo.

 

Guilherme Baptista, também DEV da Locaweb, escreveu um tutorial que ficou entre os mais lidos. Ele mostrou o passo a passo de como usar Nginx com PHP 5 ou 7 em qualquer servidor Ubuntu ou Debian.

 

E, se você já quer começar o ano bem, preparado para o que está por vir dentro da área de desenvolvimento, precisa saber quais são as 7 linguagens de programação que estão se destacando cada vez mais e você deve ficar de olho.

 

Agora, parece que nossos leitores estão levando a sério o lance de ter foco para ser mais produtivo. Os posts que publicamos nesse ano sobre o assunto tiveram muitos acessos. O pessoal quis saber o que realmente é o Scrum; conhecer a regra das 5 horas para poder estudar melhor e ainda descobriu o que fazer quando 24 horas não são o suficiente.

 

E nossos leitores também ficaram bem interessados em como vencer discussões na web – esse artigo fez tanto sucesso que foi compartilhado pela Martha Gabriel!

 

E então, gostou da nossa retrospectiva? Tem algum post que você tenha gostado mais? Comente! :D