5 razões para fazer um backup online

Imagine que você tenha trabalhado o dia todo em um documento em seu laptop. Apesar de ter sido um trabalho difícil, o resultado lhe deixou satisfeito. Antes de dar aquela revisada final, você resolve buscar um café pra relaxar e esticar as canelas. Ao voltar para mesa, o cadarço desamarrado do sapato faz com que você tropece e derrube todo o café sobre o laptop. A morte é súbita e o computador não dá mais sinais de vida. O que fazer com o documento?

Screen Shot 2013-09-12 at 15.38.50

Se você possui um serviço de backup online, será preciso somente providenciar uma máquina nova e continuar o trabalho normalmente. Agora, se você não tem um backup é provável que seu humor seja jogado para escanteio e a raiva lhe confira mais alguns fios brancos de cabelo. E, claro, depois você vai ter que encarar a realidade e fazer aquele trabalho novamente.

Vários tipos de imprevistos podem acontecer com seu hardware ou software. Para que seus arquivos não sejam vítimas desses imprevistos, é preciso ter sempre um backup à mão. Graças aos serviços de computação em nuvem, proteger os seus arquivos se tornou algo extremamente fácil. Separamos 5 boas razões para você usar um backup online.

Conte com segurança

Os sistemas de backup em nuvem utilizam criptografia para realizar a transferência dos dados. A navegação sob um protocolo de segurança é protegida de ataques externos. Portanto, ninguém terá acesso aos seus arquivos enquanto você faz o upload do backup para a nuvem.

Além disso, muitos provedores também criptografam o armazenamento dos arquivos, reforçando ainda mais a segurança.

Sem hardware adicional

Para que um backup tenha sentido, é preciso que ele esteja em um hardware diferente do utilizado em produção. Isso significa que não adianta muita coisa ter um backup dentro do próprio HD do seu laptop, por exemplo. Se o laptop quebrar, ou for roubado, o backup irá embora junto.

Comprar um hardware específico para isso, como um HD externo, pode representar um investimento alto e limitar os seus arquivos a uma fonte. Com um backup online, você não precisa de nenhum hardware adicional para proteger os seus arquivos, basta uma conexão com a internet.

Acessibilidade em qualquer lugar

Uma das características mais interessantes dos serviços de computação em nuvem é a possibilidade de acesso a partir de qualquer lugar do mundo. Se você tem um backup online, basta que exista uma conexão com a internet para que você possa acessar os seus arquivos.

Possibilidade de backups constantes

Pior do que não ter um sistema de backup, é ter um e esquecer de usá-lo. Na correria do dia-a-dia, muitas vezes deixamos essa tarefa de lado. Com um serviço de backup online você poderá programar backups recorrentes.

Alguns sistemas trabalham online o tempo todo. Se você está conectado à internet e atualiza um arquivo no seu computador, o sistema efetua o backup dele imediatamente na nuvem.

Compartilhamento

Algumas pessoas podem pensar: compartilhar um backup? Mas a ideia não era proteger os arquivos? Sim, a ideia é proteger! Por isso, o sistema de backup online permite que você defina pastas ou arquivos específicos para serem compartilhados.

Imagine sua esposa na casa das amigas querendo mostrar as fotos da viagem de final de ano. Em vez de se deslocar até lá pra levar as fotos, você poderá compartilhar apenas a pasta da viagem pra que elas vejam a coleção de fotos.

Quem faz o backup online, não abre mão da ferramenta. Não espere a perda de arquivos importantes para se preocupar com isso!