Como manter seu conteúdo em segurança na nuvem

em Cloud, Curiosidades, Segurança.

Muitas organizações questionam a segurança dos dados que armazenam na nuvem, ou seja, em servidores externos que são acessados via web. Ainda assim, as soluções de cloud computing podem ser muito mais seguras do que a própria infraestrutura de hardware e software de uma empresa. Para isso, basta que os empreendedores e suas equipes sigam algumas orientações para garantir a segurança dos dados e ainda tê-los sempre disponíveis a partir de qualquer lugar.

cloud security

Escolha um bom parceiro

O primeiro passo para garantir a segurança dos dados na nuvem é a escolha dos parceiros adequados para prover as soluções. Só contrate serviços de empresas que são submetidas a auditorias independentes e que possuam certificações no segmento. Muito mais que uma visita para conhecer os servidores, uma rápida pesquisa na internet já é suficiente para conhecer as soluções de segurança que o fornecedor do serviço pode oferecer.

Alguns aspectos importantes nesse sentido são as proteções contra possíveis invasões, o backup dos dados armazenados, planos de ação em casos de desastres, a possibilidade de acesso a versões anteriores de arquivos modificados, entre outros.

Capriche nas senhas

Um dos pontos de maior vulnerabilidade nos servidores são as senhas criadas por seus próprios usuários. Você sabia que a maioria delas pode ser facilmente descoberta por hackers caso não sejam devidamente protegidas? Por isso, estabeleça regras claras para a criação de senhas fortes e para a mudança periódica. Além disso, não deixe de criar senhas diferentes para cada serviço utilizado, evitando que uma brecha de segurança possa comprometer dados em diferentes sistemas.

Personalize o acesso

Muitas das ameaças à segurança dos dados também podem vir de dentro da sua própria empresa. Por isso, é fundamental manter perfis de acesso atualizados e que tenham somente as autorizações necessárias para que cada funcionário exerça sua função, afinal nem todas as pessoas precisam alterar, baixar ou ter acesso a alguns documentos específicos. Isso aumentará os níveis de responsabilidade por eventuais problemas e prevenir muitos dos riscos relacionados à segurança da informação.

Use codificação

Codificar um arquivo é uma medida extremamente útil quando a empresa quer garantir que somente as pessoas autorizadas possam acessá-lo, mesmo em ambientes controlados. A codificação pode ser feita antes que o arquivo seja armazenado na nuvem ou então pela própria solução oferecida pelo fornecedor. O importante é que o arquivo seja protegido em um código que só poderá ser decifrado pela máquina do usuário que tiver a senha de acesso.

Recorra a backups

Caso você seja uma daquelas pessoas para quem ‘ter um é o mesmo que nenhum’, não hesite em fazer um backup de alguns arquivos importantes em suas próprias máquinas. Mas não se esqueça: até mesmo seus softwares e hardwares estão sujeitos a invasões e imprevistos, por isso é fundamental contar com profissionais que possam dar a manutenção necessária para que estejam alinhados com as melhores práticas de segurança do mercado.

Nos últimos anos, as empresas vêm se tornando cada vez mais dependentes da web e de seus recursos e, por isso, os desafios relacionados à segurança da informação crescem proporcionalmente. Por isso, volte sempre ao nosso blog e confira outras publicações que poderão te orientar sobre o armazenamento de arquivos na nuvem e outras novidades relacionadas à tecnologia da informação.

Você também pode gostar