Saiba o porquê o firewall é a chave de segurança para seu cloud!

em Cloud, Segurança.

O firewall é item chave na manutenção e reforço da segurança tanto em servidores físicos quanto em ambientes em Cloud. Por meio da configuração do Firewall podemos restringir as requisições recebidas por seu servidor através da criação de regras. Essas regras filtram o tráfego de entrada do servidor, rejeitando ou aceitando as requisições recebidas.

cloud_server_pro_300x600 (2)

No caso do Cloud Server Pro, é importante saber que o firewall é pré configurado com as seguintes portas liberadas:

Porta Protocolo
21 FTP – File Transport Protocol
22 SSH – Secure Shell
80 HTTP – HyperText Transfer Protocol
443 HTTPS – HyperText Transfer Protocol Secure

Além de regras por porta, é possível criar regras customizadas bloqueando endereços de IPs individuais ou por range. Por padrão, o firewall do Cloud Server Pro não possui nenhum bloqueio por endereço IP pré configurado, contudo,  é liberado ao cliente configurar tal restrição por origem de conexão.

Abaixo segue informações de como adicionar regras de Firewall no Cloud Server Pro Locaweb.

A configuração de firewall está disponível no Menu de gerenciamento da instância e deve ser acessado através do painel de administração de servidores. Importante destacar que a configuração do Firewall é feita de forma independente para cada ambiente, ou seja, cada instância deve ter suas regras de firewall.

Para começar a customização do Firewall, deve ser selecionado o ambiente o qual pretende incluir tal regra. Após a seleção, vá até o menu “Firewall” e clique em “criar Regra”.

 11

Ao optar pela “Regra padrão”, defina dentre as regras disponíveis pois a porta e o protocolo virão pré selecionados.

Por sua vez, ao opitar por “Regra customizada“  tanto o campo de descrição de porta quanto a definição da regra estarão liberados para edição. Logo, preencha tais campos com os dados de acordo com as suas configurações específicas do seu projeto e ambiente.

Ao criar uma regra de Firewall, conforme já abordado, também é possível limitar por origem de conexão, para isso, escolha a opção “Limitar conexão à porta por IP” e insira o IP ou range de IP´s que deseja restringir.

 22

Pronto! Com as regras definidas, mantenha a configuração do seu Firewall sempre atualizada frente às especifidades do seu ambiente, assim você terá um ambiente mais seguro.

Para saber mais informações sobre o Cloud Server PRO, acesse o site e entenda como a Locaweb pode lhe apoiar nos seus projetos.