O velho golpe do Facebook faz vítimas no WhatsApp!

em Segurança.

Se o título desse post fosse “Saiba quem viu seu perfil no WhatsApp”, aposto que você iria entrar aqui sedento por saber como usar essa função, até porque é uma das funções mais procuradas. Desde que o falecido Orkut implementou essa função todo mundo que usar ela em todas as redes sociais para saber quem anda “stalkeando” seu perfil, mas assim como no Facebook essa função não existe no WhatsApp e não há nenhum indicio de que ela vai ser lançada.

Pelo fato do WhatsApp estar em evidência ultimamente e seu grande número de usuários, os criminosos estão focados em criar golpes específicos para o WhatsApp. Depois do golpe do WhatsApp Gold que ficou mais conhecido na Europa no mês de maio, a ideia desse golpe é similar, buscando lesar os usuários e induzi-los para que façam assinaturas de serviços pagos.

Os criminosos usam a engenharia social para que os próprios usuários façam a disseminação do golpe. As vítimas compartilham a mensagem: “Sabe quem xeretou seu perfil?”, seguido de um link.

print whats

É brincando com o desejo dos milhares de usuários que os golpistas trabalham; e os desavisados que clicarem no link serão direcionados para uma página que promete liberar o recurso desde que ele convide “pelo menos 10 amigos ou 3 grupos”.

Depois que a mensagem é compartilhada, o usuário é redirecionado para sites de propagandas. Normalmente essas propagandas são de conteúdos por assinatura, com a cobrança feita na conta de telefone celular ou descontada dos créditos do cliente e é claro, após o pagamento, o usuário descobre que não há funções que o permitam saber quem visualizou seu perfil.

print whats 2

De acordo com a Kaspersky Lab, os criminosos ganham dinheiro através da comissão paga pelas assinaturas premium que são efetivadas.

É bom prestar atenção, pois os criminosos gostam de trabalhar vendendo os sonhos dos usuários.

No golpe do WhatsApp Gold oferecia funções que não existem no WhatsApp, como chamada de vídeo, stickers e também verificação de quem visualizou seu perfil.

Agora a pergunta que não quer calar, porque o WhatsApp não lança essa ferramenta? A resposta é simples, eu não sei e ninguém sabe, mas provavelmente não há o interesse deles nessa função. Vale lembrar que o WhatsApp tem o código fechado e por isso terceiros não podem lançar novas funções para ele, diferente do Telegram que usa uma API e qualquer um pode criar seu próprio aplicativo usando essa API e incorporando novas funções como se pode ver no ZapZap Brasil que usa a API do Telegram e tem funções que o Telegram não tem.

Sempre que surgir alguma nova função do WhatsApp e qualquer outro aplicativo que você utiliza, procure antes verificar no site oficial para mais informações; principalmente se vier as mensagens: “corra”; “rápido”; “por tempo limitado”;”só para os 10 primeiros”, que são os tipos de mensagens que “cheiram” a golpe. Cuidado!

Aproveite para ganhar um prêmio super legal “corre”, “por tempo limitado”, “válido somente para os 10 primeiros” clica, clica clica! rs Brincadeira pessoal. Espero que tenham gostado e até a próxima.