Veja 4 dicas para manter suas informações sempre em segurança.

em Segurança.

bkpsites_seguranca_blog

Você sabe como garantir a recuperação de dados do seu site? Veja 4 dicas para manter suas informações sempre em segurança.

Uma das coisas que mais preocupa as empresas no ambiente digital são as ameaças da internet. Perder dados, logs, informações e arquivos de configuração pode trazer enormes problemas estratégicos e operacionais no ambiente corporativo. É claro que hoje, com o crescimento da web e as novas tecnologias ao alcance de todos os públicos, problemas como esses podem ser prevenidos e evitados, porém, muitas vezes o básico é deixado de lado.

Para ajudar você a garantir a segurança de dados do seu site separamos 4 dicas simples. Confira:

  • Dê preferência a Scripts Open Source

Se você não possui uma equipe de desenvolvimento ou seja um especialista na área, utilize scripts de código aberto. Usar Scripts Open Source evita hackers e spammers no seu site, já que os códigos, por serem apoiados por milhares de programadores, estarão bem escritos e podem ser modificados de acordo com sua preferência. Mas lembre-se sempre de atualizar as versões dos scripts assim que forem disponibilizadas, para garantir correções pontuais como bugs no código.

 

  • Utilize senhas fortes e e-mail seguros

Uma boa estratégia para criar senhas fortes é combinar letras, números e caracteres especiais, preferencialmente acima de 10 caracteres. Além da senha, o e-mail de administrador, usado para fazer login em seu servidor, CMS e banco de dados, deve ser completamente diferente do usado em páginas de contato. Isso também vai ajudar a não cair em armadilhas virtuais, como um e-mail phishing.

  • Restrinja acessos

Nunca libere o acesso Root a todos os usuários, é fundamental restringir o acesso à determinadas pastas do sistema. Uma outra dica importante é excluir a pasta de instalação. Essa pasta não possui nenhum uso em operações diárias e o ideal é que ela seja excluída assim que a instalação seja feita, ou, em alguns casos renomeada.

  • Faça backups com frequência

Realizar backups do seu banco de dados regularmente ajuda você a se prevenir em caso de perda. Imagine se, da noite para o dia, todos os dados, logs, e informações do seu site sumissem? Existem ferramentas no mercado que automatizam esse processo, que geralmente é feito manualmente. O Grupo Locaweb lançou recentemente o Backup de Sites, que permite a configuração de rotinas automáticas de backup de FTP e/ou banco de dados MySQL do seu site. Com essa rotina de backups você não precisa se preocupar com ataques de hackers, vírus ou falhas humanas. Clique aqui para saber mais sobre o Backup de Sites.

É claro que existem outras diversas ações que podem ser tomadas para proteger seu site. Quer continuar acompanhando dicas e novidades sobre tecnologia e internet? Fique de olho e acompanhe nosso blog.

Você também pode gostar