Sua inspiração de volta em 5 passos

em Artigos, Dicas e novidades.

Em alguns casos ela chega e faz companhia durante o almoço. Em outros, na pausa para o café, naquele episódio despretensioso da série que está assistindo, enquanto você lê um livro, ou toma um banho. E tem outros, ainda, que ela chega do nada. Do nada mesmo e você se vê na obrigação de parar tudo o que está fazendo para ouvi-la.

É… A inspiração é assim mesmo. E, assim como ela chega do nada, ela também parte quando bem entende – geralmente no momento em que você mais precisa dela.
O que fazer nesse caso? Acender uma vela? Fazer uma oração? Fazer promessa? Talvez.
Para ajudá-lo, listamos 5 dicas para trazer sua inspiração de volta:

// Caderninho sempre por perto

Se possível, carregue em sua bolsa um caderninho para anotar as inspirações que surgem do nada. Escreva tudo o que for interessante para você. Um livro que queira ler, um filme para assistir, uma citação que gostou, lembranças, ou ideias mesmo.
Se você não gosta de carregar uma agenda, faça o download de um aplicativo de anotações em seu celular e faça o mesmo. Esse acervo de informações pode ser consultado toda vez que você estiver sem inspiração.

// Crie uma pasta com imagens que você gosta

Imagens também ajudam muito na inspiração. Crie um painel no Pinterest com aquelas que você mais gosta, tenha uma pasta em seu celular ou em seu computador com imagens que tenham a ver com seu trabalho e seus hobbies. Se você gosta de fotografar, use seu celular e tire fotos do que você acha bonito, diferente. As fotografias, ilustrações e gifs, por exemplo, servem como referência e podem ajudá-lo quando as ideias não surgirem logo de imediato.

// De olho nas tendências

Uma forma de se manter inspirado é estar sempre de olho nas tendências em sua área de atuação. Avaliar o que os concorrentes estão fazendo, no que as empresas internacionais estão investindo. Lendo, ouvindo podcasts, assistindo a documentários… Estar atualizado pode ajudá-lo a ter insights legais e inovadores.

// Converse com outras pessoas

Sabe aquele café que você sempre diz que vai marcar com um amigo e não marca?
Faça isso! Encontre pessoas que não tenham vínculo com seu trabalho, expanda seu olhar, converse sobre assuntos diferentes, explore novas áreas e ouça muito mais do que fala. Esses encontros podem trazer soluções para a situação que você precisa resolver e está sem inspiração.

// Aplicativos como fonte

No primeiro tópico comentamos sobre o Pinterest e que criar um painel de referências é uma boa ideia para se inspirar. Assim como a rede, o Instagram também serve como uma fonte. Você pode acompanhar perfis que tenham a ver com você e, também, salvar as imagens que mais gostou. Canais do YouTube também podem ajudá-lo, assim como playlists no Spotify e Deezer. Veja as redes sociais não apenas como uma forma de se comunicar, mas também, como fontes de inspiração!

Esperamos que com esses passos a sua inspiração volte e que você consiga mantê-la. Gostou do tema? O que acha de descobrir como exercitar a criatividade? ;)

Você também pode gostar