2o. Locaweb Tech Day

Imagine-se trabalhando em uma empresa dinâmica, formada por equipes autonômas, responsáveis por produtos diferentes, e trabalhando com tecnologias diversas. Em um cenário como este, exercitar a comunicação é fundamental. Sabendo disto, realizamos há duas semanas o 2o. Locaweb Tech Day.
Além de um espaço em que as equipes podem trocar experiências e apresentar as suas soluções criativas, o evento é também útil para nos colocar em contato com novas tecnologias, técnicas, ferramentas e, sobretudo, com outros profissionais. Neste segundo encontro, tínhamos um tema: TESTES e também alguns palestrantes convidados. Segue um breve resumo do que aconteceu naquele 04/02/2009:

  • Fábio Kon, professor do IME/USP, e Paulo Cheque, da AgilCoop, fizeram uma palestra introdutória falando um pouco da história, tipos e técnicas de testes. Ficou evidente a importância que estes dois profissionais dão a este assunto, por acreditarem que escrever e automatizar testes são aliados da qualidade. Destaque para a iniciativa (divulgada pelo Fábio Kon) de formação do Centro de Competência em Software Livre pela USP.
  • Ricardo Lemke falou sobre os diversos tipos de testes. Foi uma palestra muito importante por detalhar tipos pouco conhecidos, distingüi-los e desfazer alguns enganos conceituais.
  • Hugo Corbocci, também da AgilCoop, fez uma palestra prática a respeito de BDD (Behaviour Driven Development). Hugo observou o comportamento do Registro de Domínio no site da Locaweb e reimplementou esta funcionalidade utilizando o famoso framework RSpec. Um detalhe interessante da palestra é que ela foi realizada no formato de um Dojo Kata, e todos nós pudemos ver, passo a passo, que é possível escrever testes desde a camada de apresentação e como as técnicas de “test first”, “baby steps” e design incremental contribuem para a modelagem e construção de uma aplicação bem testada e com código limpo.
  • Depois do almoço, eu moderei uma sessão de Dojo, agora no estilo Randori. O objetivo era incentivar a participação nas duas sessões semanais que estamos organizando há cerca de 2 meses aqui na Locaweb. Escolhemos um problema e programamos em turnos de 7 minutos, entrecortados por interessantes discussões a respeito de design e TDD.
  • Maurício De Diana fez a palestra entitulada “Lidando com Sistemas Legados”. Foi interessante ouvir a respeito das técnicas e boas práticas recomendadas para aqueles que precisam lidar com sistemas já em funcionamento.
  • Daniel Cukier falou sobre injeção de dependências e testes com dublês. É impressionante perceber como muitas vezes confundimos mocks com stubs ou não utilizamos a técnica correta para cada tipo de teste.
  • E para finalizar o evento, tivemos outra apresentação do Maurício De Diana, desta vez falando a respeito de boas práticas de design. Toda vez que discutimos conceitos como SRP (Single Responsability Principle), OCP (Open-Closed Principle), etc aprendemos ou pensamos em alguma coisa nova a respeito de design de software.

Se quiser ver mais fotos do nosso evento, fique à vontade para nos visitar no Flickr.

E vocês, o que fazem para compartilhar conhecimento e melhorar a comunicação das suas equipes?

Exibir ComentáriosOcultar Comentários

1 Comment

Comments are closed.