Nós usamos nosso poder para proteger o mundo.
Nós sempre o fizemos.”.
– Mulher Maravilha

Ao voltarmos nossos olhos para a tecnologia e lembrarmos de personalidades que colaboraram com o avanço da mesma, possivelmente lembraremos de nomes como Thomas Edison, Alan Turing, Steve Jobs, Bill Gates… E, se fizermos uma lista citando essas pessoas, veremos que poucas são as mulheres que tiveram a chance de trabalhar na área ou foram reconhecidas por suas pesquisas e trabalhos.

Mas, mesmo que você não as conheça; mesmo que seus feitos não sejam tão divulgados, saiba que muitas colaboraram significativamente para que hoje você, caro leitor, leia este artigo ouvindo músicas via streaming e pensando na série que vai assistir mais tarde pelo Netflix. Descubra quem são elas:

Ada Lovelace
Ada foi a primeira programadora da história, a primeira ao acrescentar algoritmos para o funcionamento de uma máquina mecânica. Mesmo sendo filha do famoso poeta Lord Byron, Lovelace deixou a poesia de lado para trabalhar com números. A matemática – influenciada pela mãe para adotar a profissão – também traduziu um artigo científico e acrescentou mais dados à pesquisa. O projeto Máquina Analítica, primeiro computador mecânico, também contou com sua colaboração. Vai dizer: ela era de fato uma mulher incrível, não é mesmo? ♥

Grace Hopper
Grace foi analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos entre 1940 e 1950.

Também foi uma das primeiras mulheres a programar e criou a linguagem Flow-Matic – que serviu como base para a criação do COBOL.

Ela era tão querida por sua equipe que recebeu muitos apelidos carinhosos: Rainha da programação, Rainha da codificação, Almirante Grace, Incrível Grace, Vovó COBOL e Grande dama do software! Também dizem que ela é a criadora do termo “bug” para designar as falhas no código.

Seu lema era: “A frase mais perigosa é: sempre fizemos assim” – bem, depois dessas palavras fica muito mais fácil entender a razão de Grace ser conhecida como uma mulher incrível.

Hedy Lamarr
Ela era atriz – e muitos a conhecem por isso. Poucos sabes que, por trás das interpretações, se encontra uma talentosa inventora. Hedy contribuiu com a criação de um sistema de comunicações para as Forças Armadas dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Se hoje conseguimos utilizar nossos celulares, muito se deve ao trabalho da “Santa Hedy Lamarr”.

Evelyn Granville
Outra personalidade feminina de grande importância para a tecnologia foi Evelyn Granville. Ela criou os softwares dos projetos espaciais da Nasa, o Vanguard e o Mercury e, também foi a segunda mulher negra a receber o Doutorado em Matemática, pela Universidade de Yale. Granville também estabeleceu sua carreira na IBM, onde trabalhou como programadora e desenvolveu muitos softwares.

Erna Schneider Hoover
Call center? Obra da Dra Erna Scheider Hoover. Essa matemática perspicaz inventou um método computadorizado de computação telefônica, revolucionando a comunicação.

Sua criação impede a sobrecarga no sistema de monitoramento de tráfego em call centers, priorizando tarefas para que o sistema possa ser acionado em horários de pico. Legal, né?

Existem muitas mulheres como Ada, Grade, Hedy, Evelyn e Erna na tecnologia. Elas são apenas 5 de muitas que utilizam sua força e raciocínio para colaborar ainda mais com esse segmento que tanto amamos. Esperamos que outras meninas, mulheres e senhoras se inspirem nelas e continuem pesquisando, estudando e contribuindo com seu conhecimento.

Lembrou de outros grandes nomes femininos da área tech? Comente!
Ps.: Esse post pode render uma segunda versão. 😉