5 previsões tecnológicas de Steve Wozniak

em Tecnologia.

Nós não temos nenhuma bola de cristal, não possuímos clarividência ou algo assim, mas conhecemos um gênio da tecnologia capaz de prever as principais tendências para o setor: Steve Wozniak. O cofundador da Apple participou do painel da HSM Expo Management 2016 e, além de falar sobre sua relação com Steve Jobs e suas invenções, também deu alguns pitacos sobre a inovação e como será o futuro tecnológico.

Uma das tendências e, que por sinal, virou febre entre os gamers é a Realidade Aumentada. O Pokémon Go popularizou essa tecnologia, fazendo do jogo um sucesso mundial. A gamificação, o storytelling combinado a experiência; assim como o sentimento de pertencer a algum lugar e de viver mais a cidade, mostraram que Wozniak está certo. Segundo ele, a Realidade Aumentada pode ser muito útil no dia a dia das pessoas. Como? Oferecendo instruções ou reconhecendo objetos.

Já a Realidade Virtual, que é diferente da Aumentada, pode promover mudanças na educação. A Apple ainda não apostou nessa tendência, ao contrário da Samsung (Gear VR) e do Facebook (Oculus Rift), mesmo assim, Steve acredita que os conteúdos em 360 graus leva as pessoas irem além do que é considerado normal. Dessa forma os estudantes poderiam visitar lugares em que nunca foram, como é a proposta do Google Art Project.

O palestrante acredita que a realidade virtual evoluirá ao ponto de sensores sentirem nossa força e nos trazer a sensação de que estamos tocando em “coisas reais”.

Outra tendência apontada pelo cientista-chefe da Primary Data são os carros autônomos. Woz vê nessa tecnologia um potencial para a disrupção do mercado, principalmente porque ela promoverá uma mudança no comportamento da sociedade. Em seu ponto de vista os carros serão mais seguros, mas as estradas deverão ser adaptadas para isso, entre outros fatores. Graças aos sensores de obstáculos do veículo, as pessoas deixarão de intervir na condução, já que as informações serão interpretadas por um software no computador de bordo do mesmo.

No evento, Steve também comentou sobre as Machine Learning, campo da ciência da computação que dá para as máquinas a capacidade de aprender sem que elas sejam programadas para isso, utilizando o reconhecimento de padrões. Por exemplo: ao programar as regras de um jogo de xadrez, o computador jogará várias vezes, melhorando com o tempo. A máquina descobrirá rapidamente o que funciona e o que não funciona. Para Woz essa evolução será benéfica para a humanidade.

A Inteligência Artificial não foi esquecida por Wozniak no evento. No futuro ele acredita que a IA terá a ver com a forma como nos comunicamos com nossos dispositivos eletrônicos e que ela será uma aliada. Não basta aparelhos como Android e Iphone entenderem as palavras que alguém fala, eles precisam compreender o que a pessoa quis dizer com elas.

E então, será que as “previsões” tecnológicas de Steve vão se realizar? Façam suas apostas! Você concorda com o que ele disse? Comente! :)

Você também pode gostar