Revisão arquitetural dos sistemas da Locaweb por Jim Webber

em Tecnologia.

Por sermos a maior empresa da América Latina de hospedagem de sites e de caixas postais para empresas, acabamos passando por situações inéditas cuja experiência necessária para apontar o melhor caminho a seguir só é encontrada em profissionais que já tiveram exposição a situações similares em grandes empresas globais.

Como dito antes temos investido em trazer esses profissionais para nos ajudar a encontrar esses melhores caminhos. Já trouxemos:

  • Marty Cagan: gerenciamento de produtos (eBay, HP, Netscape e America Online)
  • Marty Abbott: infra-estrutura e operações (eBay, Motorola)
  • Tom Keeven: infra-estrutura e operações (eBay, PayPal)
  • Martina Lauchengco: marketing de produtos (Microsoft Word e Office)
  • Kyrie Robinson: experiência do usuário (TiVo e Shutterfly)

Agora nosso foco foi na arquitetura de nossos sistemas. Para nos ajudar, trouxemos Jim Webber da ThoughtWorks, empresa americana de consultoria que tem por clientes Linkedin, Cisco, Siemens e Rackspace, dentre outras. Jim é mundialmente reconhecido por sua vasta experiência e conhecimento de arquitetura e desenvolvimento de sistemas web distribuídos e está finalizando seu novo livro REST in Practice: Hypermedia and Systems Architecture, que tem previsão de publicação em setembro desse ano.

Jim Webber vestiu a camisa da Locaweb!

Jim Webber vestiu a camisa da Locaweb!

Ele esteve de 3 a 7 de maio na Locaweb conversando com todos os nossos times de desenvolvimento de software a administração de sistemas. Durante essa semana apresentamos todos os nossos sistemas, o que já fizemos até o momento em cada um desses sistemas e nossos planos futuros para que ele pudesse nos orientações sobre os caminhos que escolhemos.

Para fechar a semana ele conversou com nosso grupo de arquitetura:

Jim Webber em nosso Grupo de Arquitetura

Jim Webber em nosso Grupo de Arquitetura

E fez um feedback de tudo o que viu, feedback esse que não podia ser melhor: temos ainda muito por fazer, mas ele confirmou que os caminhos que escolhemos estão na direção correta! :-)

Alguns exemplos de pontos que o Jim comentou durante sua visita:

  • Pessoas: sabemos que tudo começa com as pessoas. O Jim nos confirmou que temos feito ótimas contratações e que nossa equipe responsável pela arquitetura e desenvolvimento de sistemas é uma equipe de primeira linha.
  • QA: ou quality assurance, é o time dedicado a encontrar e implementar formas automatizadas de garantir que o que vai para produção está correto. Há seis meses atrás não tínhamos equipe de QA. Hoje temos uma equipe de 4 pessoas, o que sabemos que ainda é pouco. E o Jim confirmou isso. Estamos procurando mais pessoas de QA.
  • Trabalho com sistemas legados: a Locaweb tem mais de 10 anos e, obviamente, alguns dos sistemas, principalmente aqueles que foram escrito nos nossos primeiros anos de vida já são obsoletos. Temos trabalhado na melhoria desses sistemas por meio de reescritas parciais mínimas para não quebrar suas funcionalidades.
  • Integração entre sistemas: nossos times fazem uma reunião mensal chamada Grupo de Arquitetura que tem por objetivo conversar sobre problemas comuns entre eles uma vez que, no dia-a-dia estão todos focados em seu próprios problemas. Jim comentou que é preciso mais esforço de integração entre os times para garantir a melhor integração possível. Ele nos deu algumas opções de solução, que já estamos vendo como colocar em prática.
  • Storage: há 2 anos estamos trabalhando em uma solução de storage mais robusta, com SLA de 99,99%, baseada no ZFS da Sun, padrão open source de file system. Jim assinou embaixo dessa arquitetura, comentado que é uma solução de padrão mundial. Hoje essa solução está bem robusta e temos já 3 PB (petabytes, equivalente a 3 milhões de GB) de dados nesses storages. Estamos migrando 56 TB (terabytes, equivalente a 56 mil GBs) que estão em um padrão antigo e de baixa robustez para esse novo storage.

Em resumo, o que ele viu aqui na Locaweb está em linha com as melhoras e mais modernas práticas de desenvolvimento de software e administração de sistemas usadas pelas melhores empresas de tecnologia do mundo. Isso reafirma nosso empenho no trabalho que temos feito não só para nos mantermos como a maior empresa da América Latina de hospedagem de sites e de caixas postais para empresas como também para oferecermos um serviço de primeira linha, equiparável ao oferecido pelas melhores empresas de tecnologia do mundo que nos servem de inspiração e modelo.

Sabemos que ainda há muito trabalho a ser feito, mas já demos passos bem sólidos. Além disso, temos várias novidades bem bacanas no “forno” para o segundo semestre e não vemos a hora de mostrá-las.

Fique ligado, em breve mais sobre essas novidades aqui em nosso blog!

Você também pode gostar