Uso de ferramentas de produtividade baseadas em Inteligência Artificial e criação de comunidades com clientes estão entre as tendências do novo ano.

Final e início de ano são bons momentos para definir estratégias e melhorar os negócios, independentemente do seu porte ou segmento de atuação. E quando se vive em contextos em que a mídia paga e as redes sociais estão lotadas de concorrentes, saber se destacar é o melhor caminho para ter sucesso nos negócios.  

Pensando nisso, nosso time de especialistas preparou uma lista com 8 tendências de marketing e vendas para 2024

Ao acompanhar as tendências, você consegue ampliar as seguintes vantagens para o seu empreendimento digital

  • Entender as transformações que ocorrem no mercado, seja no seu segmento de atuação, seja no geral. 
  • Inovar o seu modelo de negócio, bem como nas ações de marketing, que passam a contar com uma boa dose de criatividade. 
  • Usar novos canais de vendas e de relacionamento com o seu público-consumidor. 
  • Ampliar sua competitividade em relação aos seus concorrentes. 
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Inteligência Artificial está entre as tendências de marketing e vendas para 2024.

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    8 tendências de marketing e vendas para 2024 

    Especialistas já afirmam que o branding, que é o ato de construir e gerir marcas, deve estar no foco de todas as ações de marketing de 2024. Mas não apenas isso. 

    Papel e caneta na mão e fique de olho nestas dicas valiosas: 

    1. Usar a Inteligência Artificial (IA) 

    Para além do ChatGPT, ferramentas de produtividade desenvolvidas a partir da Inteligência Artificial tendem a ajudar o seu time de marketing e de vendas a dar o primeiro passo e evitar a procrastinação.  

    Essa tecnologia atua como um verdadeiro assistente virtual, auxiliando a começar projetos, sobretudo aqueles que envolvem criatividade

    A Inteligência Artificial também auxilia o negócio não só no quesito relacionamento como também na coleta de dados, transformando-os em indicadores. 

    A RD Station preparou a pesquisa Panorama de Marketing de 2023 na qual já identificava a tendência de usar a IA nas ações de marketing e vendas. Nela, apontaram que 73% dos participantes do estudo consideram esse tipo de tecnologia aplicada à produtividade como uma forte tendência que deve permanecer ao longo de vários anos. 

    2. Manter collabs e ampliar o engajamento com consumidores 

    Outra estratégia é a das colaborações com o apoio de influenciadores, via marketing de influência, que estejam de acordo com a mensagem que sua marca passa. Tal medida também beneficia a comunicação e divulgação dos seus produtos e serviços. 

    A influência viabilizada por meio das famosas collabs aumenta, inclusive, a propaganda boca a boca. Esse tipo de marketing indireto, apesar de tradicional, segue tendo sua relevância para ampliar a visibilidade da marca. 

    Além disso, apostar no co-marketing, feito em parceria com outras marcas que têm alguma sintonia com a sua, é outra tendência a se manter em 2024. 

    Proporcionar experiências interativas pelas quais o seu cliente pode se converter em divulgador da marca é outra forma de estimular a colaboração. E, mais do que isso, colocar o consumidor no centro. Tal iniciativa gera nele um maior senso de pertencimento e de fidelização. 

    Dessa forma, vale estimular seu consumidor a se tornar um criador ou colaborador da marca, divulgando os produtos e serviços que consome. Assim, sua rede e/ou número de seguidores amplia, bem como as oportunidades de vendas. 

    Lembre-se de, somado a isso, outra estratégia é criar experiências memoráveis ao seu público consumidor, personalizando a comunicação, enviando mimos junto das compras, entre outras iniciativas. Essa medida é crucial para que você o fidelize e para que ele possa considerar comprar mais vezes com você. 

    3. Construir comunidades e otimizar a comunicação com clientes 

    Ao estimular seu consumidor a se tornar um porta-voz da sua marca, você igualmente potencializa a construção de comunidades diretas ou indiretas em torno da sua empresa e do que você cria. 

    Para tanto, as ações de marketing precisam ser mais humanas. E quando a pessoa empreendedora é a principal porta-voz da marca, ela também precisa estar disposta a ser vulnerável. Agir assim aumenta a possibilidade de gerar identificação no consumidor, que tende a perceber a marca como mais real e próxima de si. 

    Dessa forma, a rede social da empresa deve priorizar as trocas com seu público consumidor, ouvindo seus clientes. Fazendo assim, em contrapartida, será possível gerar uma sensação de pertencimento. Isso contribuirá com a criação de comunidades em torno de seus produtos e serviços. 

    O que vem ao encontro do aumento crescente do Marketing Conversacional, aquele em que as empresas fundamentam seu relacionamento com clientes por meio de chats, mensagens diretas e outros canais de conversação. 

    Camila Renaux comenta, por exemplo, que no Instagram o envio de posts via DM supera o número de comentários e de curtidas. A própria plataforma evidencia isso em números que podem ser vistos pela pessoa usuária ao utilizar a ferramenta. 

    Em um evento realizado pela Meta, o diretor-executivo (CEO) da organização, Mark Zuckerberg, divulgou que diariamente os usuários das redes sociais que compõem o grupo, como são os casos do Instagram e do WhatsApp, trocam 600 milhões de chats. O que transforma esses canais em verdadeiras “minas de ouro” no que diz respeito a manter o relacionamento com o seu público. 

    Desse modo, seu público passa a fazer trocas ricas entre si em torno dos produtos e serviços consumidos. Em consequência, a mesma iniciativa também se transforma em uma verdadeira base de insights para atualizar o que você desenvolve e vende. 

    mulher sentada usando o computador

    Manter canais de conversação com os clientes por meio de chats é uma outra forte tendência de marketing e vendas para 2024.

    4. Humanizar a automação 

    Que a automação é uma ótima ferramenta para agilizar relacionamentos e iniciar atividades no negócio, ninguém duvida. Porém, uma das grandes reclamações do público consumidor é a falta de humanização desses pontos de contato, tornando a comunicação fria e, por vezes, ineficiente. 

    Assim, recursos como os chatbots são bastante úteis e utilizados no atendimento inicial, para filtrar questões e tentar auxiliar a pessoa consumidora. Porém, dependendo da complexibilidade da demanda, o fator humano não pode ser dispensado. 

    Portanto, em determinado ponto da conversa, é preciso programar os chatbots para direcioná-las a atendentes, o que diminui a sensação de um relacionamento meramente automatizado para clientes. 

    5. Investir em marketing ágil 

    O marketing ágil é uma das grandes apostas entre as tendências de marketing e vendas para 2024. Pautado em uma metodologia ágil a ser usada na gestão de projetos, o marketing desse tipo funciona com uma maior flexibilidade e interação entre as equipes, sempre a partir de planejamento e organização das atividades. 

    O grande objetivo aqui é agir rapidamente nas demandas do consumidor, pensando em melhorias contínuas e no desenvolvimento de estratégias que façam sentido ao negócio em um período curto.  

    Mas essas estratégias precisam ser constantemente avaliadas e mudar a rota sempre que for preciso para evitar danos ao crescimento da empresa. 

    Além disso, é preciso ter agilidade também na produção de conteúdo. Vale ficar de olho em memes e tendências e produzir posts e outros tipos de informação rapidamente. Assim, é possível viralizar e obter mais audiência e retorno na campanha feita. 

    6. Produzir conteúdo espontâneo e descontraído 

    A geração Z tem demonstrado por meio dos conteúdos criados em redes sociais como o TikTok que o “feito é melhor que o perfeito”. Fotos fora de ângulo, músicas distorcidas e descontração são características desses materiais. E isso também tende a ser uma tendência cada vez maior que vai continuar em 2024. 

    Por exemplo, podcasts e videocasts produzidos de forma descontraída e próxima da vida real ganharam força em 2023 e essa mesma ideia tende a continuar firme e forte no ano seguinte.  

    Camila Renaux diz, ainda, que não só os vídeos longos descontraídos e espontâneos, como também os cortes mais curtos e ágeis tendem a ditar as regras dos conteúdos feitos para as mídias sociais. 

    Aqui vale, ainda, pensar em maneiras para segmentar e personalizar os conteúdos produzidos, para que tenham a essência da sua marca. O mesmo deve ser aplicado ao realizar a comunicação com o seu público, ampliando a sensação de pertencimento.

    mulher andando na rua e vendo o celular

    Ficar de olho nos meses e tendências de conteúdos em alta também contribui com um marketing ágil e, consequentemente, manter as ações da sua marca atualizadas.

    7. Manter uma comunicação inclusiva e diversa 

    Mensagens que priorizem a diversidade e inclusão de vários grupos minoritários tendem a estar no centro dos conteúdos de marketing em 2024

    Apostar em comunicações diversas mostra ao público consumidor que a marca está disposta a entender e representar diferentes pontos de vista. E isso impulsiona, consequentemente, o aumento da visibilidade da empresa. De quebra, amplia sua reputação e clientela

    8. Aumentar a segurança das informações e coletar dados primários 

    Nos últimos anos, medidas como a criação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), fortaleceram a ideia por trás da segurança das informações das pessoas.  

    Em paralelo, empresas buscam continuamente manter suas plataformas, sites e demais canais seguros para evitar a ação de agentes maliciosos. 

    Pensando nisso, as big techs já se movimentam para auxiliar as empresas nesse sentido. É o caso da Google que anunciou, para 2024, o fim da coleta de cookies por terceiros em seu principal navegador, o Google Chrome. Foi uma medida encontrada para regular de certa forma a publicidade em meio digital e, com isso, aumentar a privacidade dos usuários. 

    Consequentemente, entre as tendências de marketing e vendas para 2024 está a da fisrt-party data, conhecida como coleta de dados primários. Ou seja, caberá às próprias empresas obter e armazenar essas informações, usando para tanto canais como formulários em landing pages e e-mail marketing. Como resultado, aumenta-se a segmentação da audiência e a privacidade das informações manuseadas. 

    E para facilitar ainda mais a coleta de dados primários, nada melhor do que ter um site próprio e utilizá-lo como a base principal dessa ação. Se você ainda não criou o seu ou deseja mudar de servidor, a Locaweb pode ajudar nessa missão. 

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