Tendências em marketing digital para 2018

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Se você tem uma empresa ou pretende abrir uma no próximo ano, já sabe que estar presente nas redes sociais é importante para conquistar novos clientes, divulgar seus produtos, tirar dúvidas e manter um vínculo com seu público-alvo, certo?

Só que, além disso tudo, você precisa saber que o ano está terminando. Em breve as lojas começarão a tocar músicas natalinas e o “Adeus ano velho, Feliz Ano Novo”… Diante disso e da sua vontade de empreender, listamos tendências importantes em marketing digital para que você comece a se preparar e inicie 2018 com o pé direito. Confira:

 

// Conteúdo original

Segundo o Content Marketing Institute, investir em conteúdo próprio, criativo e informativo é uma das chaves do sucesso para as redes sociais no próximo ano. Entre os exemplos citados pela instituição estão a Netflix – que vem ganhando o coração e likes dos usuários por causa dos conteúdos diferentes que posta -; a Apple, que tem tentado se manter relevante e consistente nas redes sociais devido ao que publica; a Google, que estaria comprando conteúdo de agências de marketing digital e, o Facebook, apostando em vídeos originais.

Ou seja, o conteúdo ainda permanece como rei quando se trata de mídias digitais.

 

// O “boom” do streaming

Como falamos acima, o Facebook tem investido cada vez mais na transmissão de vídeos – e é por isso que você deve ficar ligado. É muito mais fácil impactar o público-alvo quando ele enxerga as pessoas por trás de uma empresa. Logo, criar webinars, stories e transmissões ao vivo pelo Facebook e Instagram pode tornar sua empresa mais humana.

 

// Mídia out of home

Nessa mídia o online e offline conversam e chegam a um belo acordo: impactar melhor os clientes. O uso de painéis e outdoors digitais está crescendo. Com isso, é possível criar conteúdos criativos e relevantes, integrando redes sociais e mídia off e, gerando ainda mais tráfego para seu site, por exemplo.

Algumas agências de marketing digital já têm disponibilizado o aluguel desse tipo de mídia e, sabe o que é melhor? Ela é bem acessível para médias e pequenas empresas. O interessante nesse caso é que você pode pensar em lugares específicos, que realmente irão impactar seu público, e sem deixar o online de lado.

 

// Marketing de conteúdo mais maduro

Tudo indica que as empresas terão um olhar mais maduro quanto ao marketing de conteúdo. Ainda hoje, a maioria das organizações ainda tratam essa área como “publicidade”. Mas, para que o marketing de conteúdo realmente funcione, segundo o Content Marketing Institute, é preciso que ele esteja mais integrado às organizações. Que os materiais criados sejam diferenciados e produzidos durante um longo tempo.

 

// Influenciadores digitais

As empresas devem continuar investindo em influenciadores digitais em 2018. Com o número de bloqueadores de anúncios na web crescendo, o que resta é investir em digital influencers que façam parte do cotidiano do público-alvo.

Segundo um artigo publicado no portal Administradores, algumas pesquisas já comprovaram que pelo menos 90% dos consumidores confiam em recomendações de colegas, enquanto apenas 33% levam em conta os anúncios pagos. Diante disso, já comece a pensar em pessoas importantes da web que se encaixem dentro do perfil que você deseja impactar.

Esperamos que com essas dicas você consiga já ir planejando as redes sociais de sua empresa para o próximo ano e começar 2018 com estratégia, com conteúdos legais, criativos, que informem e divirtam seu público e, claro, que traga novos clientes e gerem novas vendas. Boa sorte! :)