Você sabe o que são os testes A/B?

em Artigos, Marketing, SEO.

O ambiente de produção é muito sensível porque lida diretamente com seu cliente, então todo cuidado é pouco. Todos os dias devemos tomar decisões e, em alguns casos, podemos errar. Mas você já imaginou se essas decisões tivessem um impacto menor e você pudesse ter dados sólidos antes de tomar uma decisão definitiva?

Há uma forma de testar suas soluções e gerar dados que mostrarão se a decisão que você tomar é acertada ou não. Estamos falando de testes A/B.

O teste é feito com o usuário final e consiste na alteração do sistema para entender seu comportamento a partir de determinada mudança. Com base em seu comportamento, modifica-se ou não o sistema definitivamente, a fim de agregar valor ao usuário e gerar conversões para sua empresa.

Se você quiser implementar os testes A/B, existem algumas ferramentas que podem ajudá-lo. Com elas você pode implantar as alterações em seu sistema e aplicá-las para uma parcela de seus clientes – apenas esse grupo verá as alterações, ou seja, nem todos os usuários verão a(s) mudança(s).

Através do comportamento dessa parcela de usuários, a ferramenta mostrará os dados de seu comportamento. Com base nessas informações será mais fácil saber se a alteração que você pretende fazer será benéfica para seu negócio ou não.

Por exemplo: você possui uma lanchonete e em seu site recebe pedidos para delivery.

O layout de seu site está em amarelo, mas aí surgiu a ideia de deixá-lo em vermelho – porque, segundo a psicologia das cores, essa cor pode estimular seu público-alvo.

Antes de fazer uma mudança dessas no site sem números, você implementa um teste A/B para verificar o comportamento de seu cliente. De acordo com as conversões você terá os dados e saberá se a mudança de cor agregará valor ou não.

A adoção de testes A/B está crescendo dentro das empresas porque ele faz com que a mudanças de seu sistema sejam acertadas e gerem valor, tanto para os clientes quanto para a empresa em si. Além disso, dão mais liberdade para que você possa experimentar novas possibilidades.

Você já usou teste A/B? Conhece alguma ferramenta? Quer conhecer? Deixe nos comentários.