Como aproveitar eventos profissionais para fazer um bom networking?

em Dicas e novidades, Eventos.

05-Networking-Blog

Provavelmente sua vida não seria a mesma se não fossem as conexões que você fez ao longo dos anos. Os livros que leu, as músicas que ouviu, os episódios das séries que mais gosta – e   até seu emprego – podem ter sido o resultado de conversas e encontros que teve com amigos, colegas, familiares, professores, palestrantes (e aqui entraria uma lista de muitas pessoas que lhe influenciaram de alguma forma).

Conexões são importantes.

Em um papo com uma senhorinha na fila da padaria é possível descobrir um “chá milagroso” que vai ajudar na cura daquela gastrite infernal. Ao fazer um comentário em uma matéria você pode ser convidado a escrever para o portal. A amiga de sua mãe, aquela que você acha um pouco estranha, já trabalhou na mesma área que você e tem muito a lhe ensinar, assim como outras pessoas que podem e querem dividir ideias e experiências.

Mas você está aberto a isso?

Muitos começam a perceber a importância das conexões apenas na hora do sufoco, quando estão sem emprego – e esse é um erro comum. Não pense que só trocando cartões de visita e marcando um café com o colega de faculdade (que você não vê há anos) vai resolver seu problema. É preciso estabelecer relações e cuidar delas; compartilhar interesses, trocar dicas, falar sobre o mercado, sobre sua área de atuação.

Porque convenhamos… É muito chato quando alguém lhe procura só quando precisa de algo. Agora, quando um interesse em comum resulta em uma relação mais próxima, as coisas mudam.

Tudo bem, algumas pessoas têm dificuldade para conversar com as demais em um evento ou resgatar contatos passados, mas é preciso se arriscar e estar aberto a novas visões, ser curioso e aprender com os outros, sejam eles seus colegas de profissão ou não.

O portal Universia listou três informações equivocadas sobre o networking:

1 Não preciso ser recíproco;
2 Networking é para as pessoas mais populares;
3Preciso fazer contato com o maior número possível de pessoas.

De fato pessoas mais extrovertidas têm mais facilidade para se relacionar com as demais em um congresso, mas isso não significa que você deva ficar em sua zona de conforto. Não é preciso ser uma pessoa popular para fazer novas conexões; tímidos também conseguem estabelecer contatos poderosos.

Não preocupe-se em se relacionar com muitas pessoas em um evento, mas, relacione com as que são importantes para você. Quem pode lhe ajudar nesse momento? Analise com cuidado as informações que você irá compartilhar e para quem deve pedir conselhos. E, se os tais conselhos forem bons, retribua de alguma forma, dessa forma uma relação de confiança é construída.

O que você acha de colocar essas dicas em prática no Seminário Locaweb?

Aproveite o evento para conhecer outras pessoas, trocar ideias e ampliar seus contatos. E, por falar nisso, já fez a sua inscrição? Estaremos em Goiânia, no dia 14; Florianópolis, 21 e, em São Paulo, no dia 23. Acesse e saiba mais: http://eventos.locaweb.com.br/ ;)