Benefícios de uma solução de monitoramento para seu e-commerce

em Corporativo.

O mercado de vendas online no Brasil está em franca expansão. Cresce o número de lojas, bem como a variedade de produtos e serviços oferecidos pela internet. Em contrapartida, também aumenta a exigência do cliente, que busca sempre uma melhor experiência de consumo e, muitas vezes, ofertas e promoções imperdíveis não são o suficiente para atender a essa crescente demanda. Além de contar com sólida infraestrutura é imprescindível uma ferramenta de monitoramento que garanta total disponibilidade do seu site e, consequentemente, evite que o comprador abandone o carrinho no meio da compra.

Com uma solução de monitoramento é possível identificar ajustes que precisam ser realizados, na infraestrutura e/ou na experiência do usuário, de modo a manter a loja virtual sempre disponível. Ela também permite identificar gargalos, realizar a análise de pontos críticos e diagnosticar problemas nas aplicações, na rede, nos servidores, na infraestrutura, no banco de dados ou no próprio site e, assim, otimizar os esforços para saná-los, permitindo assim que os esforços para a resolução de um problema sejam concentrados exatamente onde o problema é mais crítico.

Competitividade 

Impulsionado pela difusão da internet de alta velocidade no Brasil, o crescimento do e-commerce tem como consequência direta o aumento da competitividade: segundo pesquisa divulgada pelo PayPal, o Brasil possui hoje mais de 450 mil lojas virtuais.

Nos próximos anos, esse número certamente deve crescer. Alguns dados demonstram a pujança do setor na economia brasileira: entre 2011 e 2015, o faturamento do varejo online cresceu 120% e, apesar do cenário de crise financeira e alta do dólar, o futuro é  promissor – segundo o relatório WebShoppers, em 2016, o faturamento do setor de e-commerce deve aumentar 8% e atingir um montante de R$ 44, 6 bilhões. Só no ano passado, as lojas virtuais brasileiras movimentaram R$ 41,3 bilhões, ou 3,3% das vendas totais no país. Um crescimento de 15,3% em relação a 2014.

Para acompanhar essa tendência positiva do mercado, as lojas virtuais que buscam aumentar o número de vendas efetivadas e fidelizar os clientes precisam investir em ferramentas que garantam a total disponibilidade de seus sites – do contrário, facilmente perdem espaço para a concorrência.

Performance monitorada 

Durante as etapas de compra, muitas vezes, o consumidor enfrenta problemas técnicos: páginas que demoram muito para carregar, ou simplesmente não abrem trazem uma péssima experiência ao usuário; lentidão no processamento do pagamento, entre outras dificuldades que o fazem abandonar o carrinho.

Seu cliente consegue realizar todas as etapas de compra?

Uma ferramenta de monitoramento permite o rápido diagnóstico de falhas técnicas que afetam a performance da sua loja virtual e possibilita uma ágil resposta. Além disso, o varejista virtual tem a garantia de que seu site estará sempre disponível e com alto potencial de conversão. Assim aumentam as chances de fidelizar clientes e manter a relevância do seu negócio virtual em um mercado cada vez mais acirrado.