Transforme o LinkedIn em uma rede infalível

em Dicas.

Tudo começou em uma sala de estar. Sim, o LinkedIn, uma das redes sociais mais respeitadas na atualidade teve o “primeiro escritório” na sala de seu cofundador, Reid Hoffman, e foi lançado oficialmente em 2003. Hoje, 12 anos depois, conta com 364 milhões de usuários em mais de 200 países.

Corp

A prova real do sucesso na web? Um perfil no LinkedIn tem o mesmo peso de um currículo. Empresas em geral têm usado a rede social para procurar talentos e fazer contratações. Agora você percebe como é importante se fazer presente por lá? O problema é que muitos brasileiros não compreendem a relevância da rede e não investem em seus perfis. Criam uma conta apenas por criar, deixando de interagir com os demais usuários e de atualizar as informações profissionais.

O portal Computerworld listou quatro dicas para quem deseja ter sucesso na rede social e, por meio dela, ter a chance de trabalhar nas principais empresas do Brasil – e do mundo. Confira:

Promova seu trabalho!

Divulgue suas proezas no trabalho e ganhe destaque na rede social! Faça isso usando a seção Publicações e Projetos no LinkedIn. Depois de se logar na rede, vá em Perfil, Editar Perfil e clique em “Visualizar Mais”, abaixo de “Adicione uma seção”. Escolha o melhor espaço para promover seu projeto e complete com informações pertinentes sobre o mesmo. Seja específico e descreva a atividade da melhor forma possível.

Dê uma atenção especial para sua biografia e profissão:

Não tenha medo de falar sobre você no LinkedIn. É importante que sua profissão e as informações presentes em sua biografia estejam bem claras. Quanto mais específico você for no título e resumo, mais fácil será para que as empresas lhe encontrem e entendam suas habilidades e expertise. Seja criativo! Não se atenha apenas ao título de seu cargo. Você pode falar sobre suas funções de variadas formas, mas não escreva em terceira pessoa.

Customize a URL do seu perfil:

Ao customizar a URL de sua página no LinkedIn as chances de ser encontrado pelas organizações aumenta, já que ela estará mais “limpa” e isso facilita as buscas.
Sua URL atual aparece abaixo de sua foto e informações básicas. Para alterá-la é preciso ir em Perfil, Editar Perfil e clicar na engrenagem que aparece quando você coloca o cursor acima da atual. Depois, clique no ícone do lápis abaixo do título “URL do seu perfil público”, no topo direito da página.

* Use o seu nome na URL alterada, exatamente como ele aparece no LinkedIn. Caso ele já seja usado, tente algo mais próximo possível.

Tenha outros perfis como base:

Imagine, são mais de 364 milhões de usuários na rede social. Logo, o que não falta são perfis muito bem feitos. Não tenha medo de se inspirar em algum deles para criar o seu. Identifique o que você gostou em cada perfil avaliado e ajuste o seu.

* Quando você atualiza seu perfil regularmente, significa que você leva sua carreira a sério e isso também conta pontos.

Com as dicas do Computerworld fica mais fácil acertar no LinkedIn, não é mesmo? A Eventials, empresa do Grupo Locaweb, também publicou em seu blog um artigo sobre como se dar bem na rede social corporativa. Vale conferir.

A Locaweb tem uma página no LinkedIn. Aproveite e siga-nos por lá também: