A estratégia de terceirização pode ajudar na redução de custos?

em Mercado.

12-Corp-Blog

Redução de custo é o objetivo prioritário no atual momento econômico cuja principal preocupação das empresas é como fazer mais com menos, como conseguir crescer e inovar, sem elevar gastos.

Uma solução possível neste caminho desejado, na área de tecnologia da informação, é a terceirização de data center. De acordo com estudo feito pela Frost & Sullivan, empresa norte-americana de consultoria e inteligência de mercado, além da possibilidade de economia em até 50% com energia elétrica e ambiente de TI, o serviço garante maior disponibilidade e segurança nas informações em serviços online que não podem ficar fora do ar.

Manter as aplicações e infraestrutura da sua empresa vão muito além de questões de software e hardware; é preciso uma equipe treinada e com conhecimentos para gerenciar, monitorar e garantir uma estrutura sempre atualizada. Um erro por falha nessas atividades pode causar danos às vezes irreversíveis ao seu negócio. Por outro lado, manter uma equipe interna focada nessas funções exige grande investimento financeiro e de gestão.

Quando analisamos as despesas operacionais em manter um data center próprio, como energia, contratos de telecom, profissionais de tecnologia qualificados entre outras, vimos grande vantagens na terceirização, pois a contratação de um provedor de data center significa transferir Capex para Opex. Mas o principal ganho é a otimização da equipe de TI que passa a focar na estratégia em vez de problemas diários.

O analista da Frost & Sullivan, Maurício Chede analisa que “temos visto grande parte dos orçamentos de TI das empresas dedicados à manutenção da infraestrutura. Este ambiente está cada vez mais complexo e, por isso, quando se realiza o Outsourcing, transfere-se parte da complexidade para uma empresa especializada, deixando a equipe de TI livre para promover inovações”.

A Locaweb Soluções Corporativas pode ajudá-lo na estratégia de terceirização. Vamos conversar? Agende uma reunião com nossos executivos e conheça mais sobre os serviços de gestão e data center.