5 tendências em Tecnologia da Informação para 2016

em Tendências.

 17-Corp-Blog

Faltam menos de dois meses para terminar o ano. E você, que trabalha com tecnologia da informação, está preparado para 2016? O Gartner, instituto que presta consultoria tecnológica, divulgou em outubro algumas das tendências em TI para os próximos 12 meses. Entre as principais apostas estão a fusão do físico e virtual e o surgimento da malha digital. Já a Forrester reforça que em 2016 as empresas deverão ouvir e se aproximar mais de seus clientes e os gestores do segmento são os responsáveis por liderar o processo de transformação.

Com base nas duas pesquisas divulgadas selecionamos as 5 principais tendências para ficar de olho e se preparar. Confira:

#1 – Malha de dispositivos:

Para o Gartner, a malha de dispositivos é uma tendência importante para 2016. O termo faz referência a um conjunto de pontos utilizados para acessar APPs e informações ou para interagir com pessoas. Dispositivos móveis, wearables e sensores da Internet das Coisas também estão no grupo. O vice-presidente do instituto afirma que os dispositivos estão cada vez mais ligados a sistemas back-end por meio de redes variadas, operando muitas vezes de forma isolada. Como a malha evolui, outros modelos de conexão podem surgir e, dessa forma, a integração cooperativa entre eles se expandiria.

# 2 – Experiência entre ambiente e usuário:

A Forrester divulgou que no próximo ano as empresas deverão reforçar os conhecimentos em experiência do cliente e design thinking. Elas precisam pensar o desenvolvimento de produtos com os olhos de quem trabalha com TI. As necessidades dos usuários e consumidores influenciarão totalmente. O Gartner também acredita nessa tendência, já que a malha de dispositivos estabelece a base para uma experiência de usuário contínua e de ambiente. Para eles, a vivência ambiente-usuário acaba fluindo entre ambiente físico, virtual e eletrônico, à medida que ele se move de um lugar para o outro ou utiliza outros canais de interação.

#3 – Analytics como diferencial:

Líderes empresariais têm encarado a diversidade de dados por meio de algoritmos que lhes ajudem a antecipar e entregar valor ao cliente. Nesse caso os CIOs podem utilizar ferramentas de big data para entender melhor os padrões de consumo e antecipar a demanda, saindo na frente dos concorrentes.

#4 – Impressão 3D:

A impressão 3D está ganhando cada vez mais espaço e em 2016 não será diferente. Essa

tecnologia já possibilitou o uso de materiais como vidro, ligas avançadas de níquel, fibras de carbono, entre outros. Agora está se expandindo para a medicina, o setor automotivo e o aeroespacial.

#5 – Internet das Coisas:

Segundo o Gartner, as plataformas de IoT complementam o aplicativo de rede e a arquitetura de serviço. Entre o conjunto básico de competências para elementos de gestão, fixação e criação estão a segurança, integração, gerenciamento e outras tecnologias. Essas plataformas constituem o trabalho que a equipe de TI faz nos bastidores para tornar a IoT uma realidade.

Agora que você conferiu 5 das tendências para o próximo ano, fica mais fácil se preparar, não é mesmo? Já está investindo em alguma delas?

Fonte: Portal Computerworld