Você sabe como melhorar o ranqueamento de um site? Cuidar das técnicas de Search Engine Optimization (SEO) ajuda a garantir um bom posicionamento nos mecanismos de busca. É isso que permite que a empresa amplie sua reputação online — sem que seja necessário grande esforço ou altos investimentos.

SEO significa a otimização de sites para buscadores. Ou seja, é um conjunto de estratégias pensadas para aprimorar o posicionamento orgânico da página no Google e, assim, trazer também mais visibilidade nos demais mecanismos de busca, além de mais acesso e receita, mas por que isso é importante?

Por trás de cada página há um objetivo comercial. Ou seja, o site precisa ser encontrado pelo seu público-alvo para que dê resultados. Quando não há uma boa estrutura para SEO, isso não acontece e pode ser necessário retrabalho para reestruturar a página e, dessa forma, melhorar as configurações ou até mesmo a velocidade de carregamento.

O que fazer? Confira, neste post, 10 dicas para melhorar o ranqueamento de um website.

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    Qual a importância do SEO de um site?

    Essa otimização é um importante canal gratuito que traz grandes possibilidades de acesso e de receita. O melhor? Sem que seja obrigatória a realização de altos investimentos.

    Dessa forma, cuidar desse aspecto é essencial para aquela empresa que deseja reduzir os custos em AdWords, mas sem impactar a presença online do site. Com uma boa estratégia de SEO, que é realizado com de diversas formas — até mesmo com uma eficiente provedor de hospedagem de sites — é possível conseguir ranquear na primeira página para algumas palavras-chaves.

    O SEO também tem uma ligação com marketing de conteúdo, ou seja, com o inbound marketing. Então, no geral, otimizar para os mecanismos de busca é um longo trabalho e um canal de longo prazo.

    Os resultados devem ser constantes e, para que cresçam, deve ser avaliada a questão do SEO On-Page, ou seja, o que é feito dentro do site, e o SEO Off-Page, o que é feito fora do site, no ambiente virtual (como menções de marca).

    Descubra, a partir de dicas práticas, como fazer a implementação de SEO e ter bons resultados.

    Como melhorar o ranqueamento de um site?

    O desenvolvedor que quer ter uma carreira de sucesso deve usar algumas técnicas básicas, mas muito importante, para otimizar o SEO e melhorar o ranqueamento de um site, desde a sua concepção. Separamos 10 formas para você obter resultados positivos.

    1) Ao criar um site, cuide para que ele não demore muito tempo para carregar. Afinal, hoje em dia esse é um dos pontos que está influenciando o ranqueamento, principalmente para e-commerce. É indicado que a página leve, em média, menos de três segundos para carregar;

    2) Na hora de criar um site, monte o código de qualidade. Estruture as informações de forma que elas não tenham pontos desnecessários — como aqueles códigos que não serão utilizados constantemente;

    3) Use o mínimo de web script possível, com o objetivo de reduzir o tempo de leitura do browser;

    4) Lembre-se de compactar HTML, CSS e JavaScript;

    5) Diminua o número de requisições HTTP. Assim, quando o usuário acessar o site, ele será entregue o mais rápido possível e, também, com um número menor de requisições;

    6) Garanta que as implementações de dados estejam estruturadas desde a produção do site. É o caso dos Breadcrumbs (que indicam a localização do usuário no site), algo simples e que melhora muito o SEO;

    ranqueamento de um site

    7) Observe se a estrutura de URL do site é amigável e sem muitos parâmetros. Por exemplo: nome da categoria e o nome do produto, ou o nome da categoria do post e o nome do post na própria URL, facilitando a identificação;

    8) Desenvolva o site com o padrão Mobile First, ou seja, um conceito que favorece o mobile, ante o desktop. Essa é uma dica muito importante nos dias atuais. Vale lembrar que o Google implementou o Mobile First Index que é o primeiro índice mobile, onde o ranqueamento do site é definido pela versão móvel;

    9) Apesar de ter um desenvolvimento muito simples (trata-se apenas de uma linha de código) a tag canonical deve estar presente em todas as páginas. Às vezes, quando você cria um site, são criadas várias variações de uma mesma URL como parâmetro. Isso gera uma duplicação de endereços que não é bem vista pelo Google — a tag canonical elimina essa possibilidade, dizendo qual a versão correta da página. Por fim, quando o Google passar no site e der o crawl, essa tag vai identificar a página correta;

    10) Coloque no site o arquivo Sitemap XML. Por meio dele o crawler entra no site e acessa todas as páginas. Dessa forma, sempre crie esse tipo de sistema que já puxa todas as páginas do site e coloca dentro de um arquivo só, seguindo as regras de um sitemap XML.

    Agora que você já sabe o que fazer para melhorar o ranqueamento de um site, conheça algumas ferramentas que podem ajudar a avaliar pontos que devem ser aprimorados e, assim, trabalhador com o sucesso do cliente.

    Quais ferramentas usar para melhorar o ranqueamento?

    São muitas as ferramentas que podem auxiliar no processo de melhorar o ranqueamento de um site. Para o desenvolvedor, o Google oferece um aparato imenso que ajuda a medir a estrutura de dados. Além disso, avalia se o site está correndo, busca a localização do dado estruturado no código, o plano de compatibilidade mobile etc.

    Aliás, um serviço específico do Google é o Teste My Website. Ele mede a velocidade do site para dispositivos móveis, porém, existem algumas outras ferramentas gratuitas. Veja só.

    Ferramentas gratuitas

    Page Insights é uma ferramenta que analisa a velocidade de carregamento de um site. Atualizada recentemente, tem uma boa qualidade, traz dados concisos e informações relevantes sobre o que pode ser aprimorado na página.

    Outra opção é a GT Metrics, que também mede a velocidade de carregamento. É uma ferramenta muito confiável que traz dados valiosos para avaliar o que deve ser otimizado no site, para que a velocidade aumente.

    Por fim, o SEO é essencial para quem deseja ter um meio de divulgação gratuito e que gera constante retorno, sem precisar de grande esforço. Vale lembrar que trata-se de um canal de longo prazo. As implementações começam a apresentar resultados em um tempo médio de 6 meses. Para tal, é preciso manter um trabalho contínuo e, assim, melhorar o ranqueamento de um site e, claro, fazer um bom check-list antes de liberar a página.

    O que achou das nossas 10 formas para aprimorar o ranqueamento de um website? Quer receber mais dicas exclusivas no seu e-mail? Assine a nossa newsletter!

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