É difícil encontrar um sistema web ou mobile que não conte com APIs (do inglês, Application Programming Interface) em seu desenvolvimento — até para entregar produtos mais redondos aos usuários. Sem contar que a construção de muitas soluções só é possível por conta dessas aplicações.

Hoje, as APIs ajudam facilitando a integração entre sistemas com funções distintas, sem perder em segurança. 

Elegemos os APIs mais funcionais (e as mais utilizadas) e que podem facilitar o seu trabalho!

Dica extra: ao desenvolver um projeto, escolha uma solução que ofereça recursos que permitam a integração de APIs, isso poderá facilitar o seu trabalho e permitirá a personalização para atender as suas reais necessidades.

Navegue pelo índice

    1) Watson

    A Watson é uma API da IBM que está crescendo demais por suas diversas funcionalidades e, principalmente, por apostar no uso de inteligência artificial. Com isso, a ferramenta já envolve diversas outras APIs para ajudar na compreensão, por exemplo, de imagens, sons e textos.

    Como fazer isso? Simples! Basta introduzir o conjunto de treinamento que você usa e o Watson já aprende para responder às perguntas que surgirem. A solução conta com uma aba completa para que você visualize o tráfego de informações ao longo de um período e as intenções e entidades mais frequentes — a Improve. Além disso, é bem simples de fazer as definições de variáveis de contexto e encontrar/organizar os nós nas pastas de conteúdos específicos.

    2) Dropbox

    A API do Dropbox permite aos desenvolvedores trabalharem com arquivos da solução, incluindo funcionalidades avançadas, como pesquisa de texto completo, miniaturas e compartilhamento. Possibilitar a integração dos seus aplicativos ao serviço de armazenamento é uma ótima prática, já que tanta gente usa o Dropbox.

    3) Amatino

    Rastrear o fluxo de dinheiro é algo simples até que você começa a fazê-lo, certo? Para isso, a Amatino API, com infraestrutura white label, é uma boa opção para fornecer funcionalidade financeira ao seu app!

    De todas as suas funções, pode-se destacar o fato de estruturar informações financeiras em entidades, contas e demais transações. Também é possível recuperar transações usando unidades monetárias integradas ou criando suas próprias.

    Há ainda a criptografia em camadas e autenticação multifatorial para a privacidade. A API permite armazenar e organizar as informações financeiras em ótima velocidade.

    4) Google Drive

    Essa API permite criar aplicativos móveis, de web ou mesmo de desktop que conseguem ler, gravar e sincronizar com arquivos no Google Drive. Algumas funções são bem importantes, como fazer o download de uma biblioteca do cliente para ajudar no início e permitir a exploração de apps de amostra para construir novos a partir desses.

    As integrações com o Android são muitas, assim como os números de APIs que não param de crescer e podem adicionar recursos às mais diversas ferramentas.

    5) Hootsuite

    Precisando de uma API para mídias sociais? O Hootsuite é uma opção incrível, já que seu próprio código se conecta a diversas outras APIs ao mesmo tempo. Hoje, o marketing digital é uma necessidade de todas as marcas para melhorar branding e escalar as vendas, por isso o Hootsuite é capaz de facilitar demais a sua vida.

    6) Fitbit

    Essa API faz a coleta de dados de saúde que podem ser usados em seus aplicativos, como qualidade do sono, peso e demais atividades da rotina por meio de um sensor. 

    Vale dizer que esse sensor fornece um simulador de dispositivo ou telefone para a criação de aplicativos e mostradores de relógio para o Fitbit OS, sem a necessidade de comprar um dispositivo. Um app que pode contar com esses dados é bem mais útil ao usuário.

    7) Yapay

    Desenvolvedores com clientes de e-commerce podem contar com a integração da Yapay para tornar as opções de compra de forma mais segura e rápida nas transações. Contar com uma API com a reputação da Yapay também gera mais confiança e tranquilidade ao serviço dos devs — entre os recursos da ferramenta estão módulos open-source, integrações HTML e Sandbox para testes.

    principais apis

    8) LinkedIn API

    O foco dessa API é relacionamento e networking. Algumas possibilidades mais básicas são o Sign In with LinkedIn, para fazer o login a parte da rede social sem criar uma nova conta, bem como os plugins para instalar em sites.

    Há, por exemplo, soluções mais complexas como o Sales Navigator Display — uma ferramenta de vendas sociais que permite criar e nutrir relacionamentos com os clientes para melhorar a performance — e o LinkedIn Learning — API de aprendizado data-driven em escala mundial.

    9) OpenWeatherMap

    Estamos diante de um dos principais fornecedores de informações meteorológicas digitais, que permite encontrar informações, links e documentos úteis para começar a usar os serviços de API do tempo sem nenhum tipo de problema.

    Algumas das funções incluem o tempo atual para qualquer geolocalização, previsão para 5 dias, previsão meteorológica diária de 16 dias e dados meteorológicos históricos dos últimos 6 anos.

    10) Immutable Azure Blob Storage

    Você desenvolve para alguma instituição que precisa de armazenamento não apagável ​​e não modificável ​​por um intervalo específico? Essa é a sua API! Por meio de políticas configuráveis, você mantém os dados de Blobs em estado imutável — sendo que eles podem ser criados e lidos, mas não modificados ou excluídos.

    11) GitHub API

    Trata-se uma interface fornecida pelo GitHub para quem deseja criar aplicativos direcionados ao GitHub. Por meio dessa API, você pode desenvolver um app com mais funcionalidades ou uma melhor camada de apresentação.

    12) Kimono API

    Como foco em design, a solução permite que os usuários criem uma API usando qualquer página da web, diretamente de dentro de um navegador. Vale dizer também que a Kimono é uma interface RESTful, por isso aceita solicitações HTTP simples e fornece respostas JSON relacionadas aos metadados. Um cuidado para seu próprio desenvolvimento é não abusar da solução, deixando de lado suas habilidades.

    Gostou de saber mais sobre o assunto? Aproveite para acompanhar os nossos próximos artigos e comece a desenvolver a sua carreira em 2020.