O momento de lazer e distração do profissional é sagrado. Entretanto, se mesmo nessas ocasiões for possível obter bons insights para a sua profissão, por que negar? Afinal, existem algumas séries que todo desenvolvedor deveria assistir!

Essas obras falam sobre questões importantes, como programação, inovação, gestão, carreira, entre outros temas. Todos eles com grande destaque no crescimento do desenvolvedor como profissional. Neste post você vai entender as lições que podem ser extraídas de 5 séries que você pode assistir agora mesmo. Confira!

O que os desenvolvedores podem aprender com as séries

Com produções de nível cada vez maior, as séries conquistam fãs por todo o mundo. O mais interessante é que os temas são completamente variados, e a tecnologia não deixa de ser um deles. Desenvolvedores têm muito a ganhar, mesmo em momentos em que o que se busca é apenas se distrair e relaxar.

Além de assuntos mais técnicos, as séries trazem ensinamentos e insights importantes para a carreira. Desde aspectos motivacionais até percepções de gestão, tudo pode ser aproveitado e aplicado no cotidiano. A seguir, entenda alguns dos temas que podem ser observados nas séries!

Liderança e Gestão

Um desenvolvedor independente precisa saber lidar com seus projetos. Muitas vezes, ele tem a missão de gerenciá-los, delegando funções a outros envolvidos. A gestão de cada etapa se faz necessária diante de duas questões fundamentais: a qualidade do que será entregue e o cumprimento do prazo estabelecido.

Nesse contexto, o papel do líder é indispensável. E as séries trazem personagens que se destacam à frente de equipes, em diversas situações de pressão e extremo risco. Aos desenvolvedores, pode ser uma grande inspiração observar como esse comportamento acontece em diferentes momentos das tramas.

Habilidades profissionais

Personagens de destaque têm incríveis habilidades, capazes de resolver problemas de todos os níveis. É claro que você não vai precisar salvar o mundo, mas uma boa inspiração não faz mal a ninguém!

No seu cotidiano, com certeza suas habilidades estarão sempre à prova. Nem sempre você sabe como aplicá-las da forma certa no desenvolvimento de soluções. Assistir essas tramas pode ser uma grande inspiração para que você entenda como usar suas qualificações. 

Inovação

Pauta cada vez mais relevante na sociedade atual, a inovação já faz parte da vida de todos nós. Nas séries ela é ainda mais valorizada, e a criatividade dos autores eleva os níveis de possibilidades de tecnologias e soluções.

Ideias de novas aplicações, recursos pontuais de sistemas e outras intervenções podem surgir enquanto você assiste uma série. O importante é ter sempre a cabeça aberta às novas possibilidades que agreguem ao seu trabalho. Isso permite que você seja um desenvolvedor sempre inclinado à inovação. O mercado pede cada vez mais recursos de destaque e que agreguem na experiência do cliente.

Motivação

Aspirar a evolução e a conquista de novos patamares é algo comum a qualquer desenvolvedor. Nas séries é possível encontrar grandes profissionais de destaque, que se desenvolveram com muito trabalho e persistência. Por que não se inspirar neles?

Saiba onde você quer chegar e, com muito trabalho e estudos, estará lá! Observe como cada personagem se comporta e como é a postura de alguém que tem a excelência em sua atuação. Geralmente esses papéis são inspirados em grandes personalidades e, se forem de sua área, podem servir como ótima inspiração.

As 5 séries que todo programador deveria assistir

Entre as séries que todo desenvolvedor deveria assistir, é possível destacar algumas que falam sobre assuntos relacionados ao cotidiano da profissão. Já outras mostram profissionais de sucesso, com ensinamentos que inspiram pessoas de qualquer área. Confira as 5 principais séries que você precisa assistir já!

1. Silicon Valley

Silicon Valley é do gênero de humor e uma ótima pedida para descontrair nos momentos de lazer. Ele traz a história de 6 programadores que trabalham no Vale do Silício e estão em busca de sucesso na carreira.

A história gira em torno do desenvolvimento de um algoritmo inovador e de destaque com a função de comprimir arquivos. A aplicação é tão bem-sucedida que há uma ótima oferta de compra dos direitos dessa invenção. Diante desse fato, surge o dilema: vender o algoritmo ou fundar a própria startup a partir dele?

A série é um ótimo passatempo, mas que não deixa de trazer diversos assuntos relevantes à profissão de desenvolvedor. Tecnologias, recursos e situações da obra são totalmente inerentes ao cotidiano dos programadores. Assim, dá para dar aquela relaxada, mas se mantendo ligado no que há de relevante em programação.

2. Halt and Catch Fire

Pouco conhecida, mas muito interessante, Halt and Catch Fire merece estar nesta lista! Ela volta um pouco no tempo e traz, na década de 80, uma equipe de 3 pessoas em um projeto grande. A proposta é desenvolver um computador capaz de mudar os rumos da humanidade.

Na série, são mostrados os riscos e os desafios que essas diferentes pessoas, com personalidades e habilidades distintas, enfrentam nessa missão. É uma ótima série que mostra como habilidades, características pessoais e um objetivo maior se misturam em desafios do cotidiano de desenvolvedores.

3. Mr. Robot

Das séries que todo desenvolvedor deveria assistir, essa é uma com maior destaque recente e boa avaliação da crítica. A trama aborda a história de Elliot Alderson, engenheiro de cibersegurança que trabalha em uma grande empresa.

Em meio ao seu cotidiano profissional, Elliot precisa também lidar com depressão e transtorno de ansiedade. Sua vida muda quando surge uma proposta para que ele destrua a empresa onde trabalha.

A série se destaca pela veracidade de questões de programação que traz nos episódios. São mostrados códigos concretos, técnicas e tecnologias reais. Assistir Mr. Robot é uma grande experiência inspiradora e um ótimo passatempo!

4. Suits

Suits é uma série sobre um jovem talento que atua no Direito, sem nem mesmo ser formado na profissão. Acha que não tem nada a ver com a sua profissão? Entretanto, as questões profissionais que a série traz podem ser aproveitadas em qualquer outro campo de atuação.

O protagonista, Mike Ross, é capaz de avaliar diferentes situações com uma visão ampla e destacada. Essa sua capacidade dá a ele uma posição diferenciada para encontrar as melhores soluções para cada caso. Suits mostra como um grande líder precisa ter essa percepção, especialmente ao designar profissionais para as diferentes etapas de um trabalho, algo muito comum na programação.

5. House of Cards

O estrondoso sucesso de House of Cards faz com que ela seja uma das principais séries que todo desenvolvedor deveria assistir. Nela, Frank Underwood é um político que busca ascensão em sua carreira, mas faz isso da pior maneira possível. Para conseguir o que quer, Frank passa por cima de qualquer um!

House of Cards traz uma importante percepção sobre a ética na vida profissional. Um plano de carreira e metas profissionais são importantes, mas nunca devem estar acima do caráter e das pessoas que estão ao redor. Em qualquer área, inclusive na programação, é importante ser um profissional ético e com valores.

Há muito o que aprender e perceber nessas 5 sugestões de séries que todo desenvolvedor deveria assistir! Divirta-se e absorva bons insights para a sua carreira!

Aproveite e conheça 8 livros para desenvolvedores que você precisa ler!

Exibir ComentáriosOcultar Comentários

Faça um comentário