Estabilidade com liberdade: esse é o sonho de todo profissional freelancer. Mas, para quem aposta nesse caminho em sua carreira, conseguir unir as duas coisas depende de muita dedicação, organização e disciplina em sua rotina de trabalho.

Neste artigo, vamos te ajudar nessa caminhada dando dicas de como fidelizar clientes — uma parte fundamental para o sucesso de um desenvolvedor autônomo, que garante tranquilidade para quem pode contar com trabalho certo no futuro. Confira a lista!

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    Entenda a importância da fidelização

    O primeiro passo para o sucesso em uma carreira freelancer é tratar a retenção do cliente como prioridade em sua rotina. Muitos profissionais nesse modelo desistem ou aceitam a flutuação do faturamento porque acham que essa característica é natural do modelo de trabalho.

    Isso é verdade apenas para quem não consegue pensar em si mesmo como uma empresa. Assim como qualquer negócio, o freelancer precisa gerar leads, atrair pessoas interessadas e mantê-las.

    Afinal, quem tem cliente nunca fica sem trabalho. Por isso, a primeira dica é apostar no seu lado empreendedor e dar atenção não só à qualidade do seu código, mas também a como você se porta em reuniões e se apresenta.

    Esses fatores podem não ser tão importantes quanto a sua capacidade de entregar um bom produto, mas com certeza têm seu papel na hora de fechar a conta no fim do mês.

    Invista em capacitação

    Essa é uma dica simples que nunca vai te abandonar durante toda a carreira: a capacitação constante não significa gasto de tempo e dinheiro, mas sim um investimento para manter ou ampliar seu público no futuro.

    É um esforço mais importante ainda quando falamos de desenvolvedores, uma profissão movida por inovação, otimização e avanços tecnológicos. A demanda do público pode mudar de um dia para o outro e você precisa estar preparado.

    Mas a capacitação não pode ser apenas técnica. Invista também em cursos para gerenciamento de negócio, relacionamento com o cliente, gestão financeira — como já falamos, essas habilidades também contam muito para o sucesso de um freelancer.

    Ofereça soluções eficientes e diferenciadas

    Existe uma particularidade mais comum em quem contrata soluções em desenvolvimento: geralmente são pessoas e empresas que buscam algo que funcione, que seja simples e que destaque seu produto ou serviço da concorrência.

    O desenvolvedor que oferece essas características conta sempre com um público garantido. Ter sucesso nessa carreira como freelancer exige uma vontade de inovar, superar expectativas e encontrar ideias disruptivas para problemas corriqueiros. É esse diferencial que vai chamar a atenção e te colocar sempre como primeira opção na cabeça dos clientes.

    Cultive relacionamentos profissionais

    Chegamos a um tópico polêmico entre os profissionais freelancers, ainda mais quando entramos na área do desenvolvimento: quão importante é cultivar relacionamentos? Ou é mais importante deixar que o seu trabalho fale por você?

    Muitos profissionais não gostam, mas precisam ouvir isso: é claro que um código bem escrito e eficiente vai ser sua vitrine para o público. Mas, quando falamos sobre como fidelizar clientes, o seu atendimento tem papel muito importante na hora de definir se essas pessoas vão te contratar novamente no futuro.

    Isso significa formar um banco de dados sobre eles, enviar e-mail marketing e interagir por redes sociais para que você não seja esquecido.

    Mas é claro que o ponto crucial desse relacionamento está durante a execução do contrato. É preciso saber lidar com os clientes, ser flexível e ter “jogo de cintura” para atender às suas expectativas sem entrar em conflito com o seu trabalho.

    Se ele quer que você faça algo que seja impossível, tenha paciência e explique por que aquilo não faz tanto sentido. Se ele não entende de desenvolvimento e mesmo assim quer apontar mudanças no código, coloque-se profissionalmente como autoridade, mas ainda assim tente ceder em algum ponto menor para que ele se sinta ouvido.

    Porém nunca, nunca faça concessões que afetem a qualidade do trabalho. Exponha com clareza as suas decisões, de forma embasada e didática, e você provavelmente vai ganhar a confiança desse cliente por um bom tempo.

    Aceite feedbacks com mais naturalidade

    Tem um ponto tão sensível nessa discussão que preferimos até separar em seu próprio tópico. Se você convive com muitos colegas de profissão, ou até passou por situações desse tipo você mesmo, sabe que desenvolvedores em geral têm dificuldade de lidar com críticas.

    Por isso, essa dica pode ser o diferencial que você precisa para se destacar, atrair e fidelizar clientes: aprenda a receber feedbacks e tirar o máximo proveito dele.

    Um profissional que ganha experiência sabe separar o que é uma crítica vazia ou sem embasamento de um feedback útil para sua carreira. Quando receber do primeiro tipo, aja com naturalidade, agradeça e tente explicar seu contraponto até que a outra pessoa entenda.

    Mas faça um esforço para retirar coisas positivas de cada retorno do cliente. Por mais que ele seja leigo, a visão de fora é sempre bem-vinda quando você fica muito tempo focado em um produto. Às vezes, prendemo-nos tanto a um ponto de vista que paramos de enxergar em volta. É nessa hora que muitas boas ideias e soluções para problemas não resolvidos nos escapam.

    E lembre-se: você está trabalhando para um cliente e para o público dele. Muitas vezes, a opinião dessas pessoas geram o insight que você precisa para abordar o código de uma forma nova e até gerar ideias disruptivas sobre essas oportunidades. Virtualmente, toda crítica é positiva — basta encontrar o que tirar dela para o seu sucesso.

    Cumpra seus prazos

    Isso mesmo, cumpra os prazos! Se você acha que precisa de mais tempo para fazer determinado produto, não minta e tente compensar virando noites. O profissional que dá um prazo menor pode vencer uma concorrência, mas, na primeira data não cumprida, pode perder aquele cliente para sempre.

    Busque apoio em parcerias tecnológicas

    Para atrair leads, converter, manter um relacionamento com os clientes e fidelizar, o desenvolvedor freelancer precisa agir como uma empresa. E, como uma empresa, pode contar com ajuda especializada.

    Existem diversas plataformas para atender às várias demandas de um freelancer de sucesso: desde softwares de gestão de tempo, passando por ERPs, CRMs e facilitadores de pagamento, até serviços completos voltados para profissionais da área. Afinal, quando falamos em como fidelizar clientes, tudo o que um desenvolvedor precisa é uma postura profissional e uma estrutura de trabalho bem definida.

    Invista em ferramentas, mas principalmente invista em você. Com um bom relacionamento com o cliente, uma resposta positiva perante feedbacks e a vontade constante de crescer e inovar, o sucesso da sua carreira é apenas uma questão de tempo!

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