Para aqueles que desejam ter uma carreira que fuja do lugar-comum, a melhor recomendação é ler muito. É importante diversificar as preferências para que você possa abrir seus horizontes e, assim, enxergar o mundo com outro olhar. Por isso, é fundamental ler sobre outras áreas de conhecimento, aumentando significativamente seu arsenal de argumentações e de temas.

Leitor digital, livro, enfim, não importa em qual ferramenta, apenas o simples ato da leitura já é uma das oportunidades mais acessíveis e democráticas de desenvolvimento profissional e pessoal. É a partir dela que você quebra fronteiras da imaginação, se desliga do mundo real e descobre novos universos sem precisar sair do lugar.

Então, encontre um tempo para ler, pois isso vai permitir a expansão de si mesmo, conquistando infinitas possibilidades na sua carreira. Confira a lista de livros para desenvolvedores que preparamos e boa leitura!

Navegue pelo índice

    1. O monge e o Executivo, de James C. Hunter

    Esse livro foi lançado no final da década de 80 e tem inspirado cada vez mais pessoas no mundo todo. O autor James C. Hunter ressalta os princípios de liderança nesta obra, destacando alguns pontos relevantes sobre o assunto.

    Como ele mesmo menciona, liderança trata-se da habilidade de influenciar pessoas para que possam trabalhar com entusiasmo a fim de atingir objetivos comuns e inspirando confiança a partir da força do caráter.

    De acordo com o autor, liderança tem tudo a ver com caráter, já que está relacionada ao fato de fazer a coisa certa. Hunter define liderança como o posto de gerência, afirmando que gerência é o que as pessoas fazem e liderança é o que as pessoas são.

    O livro deixa claro, portanto, que liderar é a capacidade de influenciar para o bem, fazendo com que as pessoas contribuam com entusiasmo de preferências com a mente, coração, criatividade, excelência e demais recursos, tornando-se as melhores que são capazes de ser.

    2. Os Sete Hábitos das Pessoas altamente Eficazes, de Stephen R. Covey

    Uma adaptação que reúne os tópicos fundamentais do programa de sete passos criado por Stephen R. Covey, que tem como propósito mostrar como conquistar a paz de espírito e conseguir confiança a partir dos princípios que caracterizam as ações bem-sucedidas.

    O autor Covey se transformou em um dos autores mais importantes e influentes do século no mundo dos negócios, principalmente graças a esse livro sobre liderança. A sua proeza foi se distanciar do que o restante estava fazendo ao fazer a promessa de fórmulas milagrosas para conquistar sucesso e se forçar em pontos realmente eficazes para estimular os profissionais a melhorarem o seu desempenho.

    Como desenvolvedor, você já deve compreender que os hábitos podem determinar o seu fracasso ou a sua vitória. Contudo, você sabe em quais focar? Ou quais precisa mudar?

    Nesse livro, o autor responde a essas perguntas e apresenta algumas dicas para que o líder consiga aprimorar a sua personalidade, atuar melhor em equipe e criar objetivos alcançáveis.

    3. 21 leis irrefutáveis da liderança, do autor John Maxwell

    O exercício da liderança é primordial para qualquer aspecto da vida de um profissional, e até meso fora do trabalho. No entanto, para aqueles que assumem esse papel ainda é um grande desafio conseguir equilibrar o conhecimento teórico com as demandas do mundo lá fora.

    Com a finalidade de auxiliar os profissionais a desenvolverem estratégias e técnicas próprias de atuação e aprimorar as suas práticas, o autor Maxwell criou 21 leis que podem ser aplicadas de maneira muito prática no dia a dia.

    4. A essência do líder, de Warren Bennis

    O que faz de alguém um bom líder? O autor Warren Bennis, a partir desse questionamento, entrevistou dezenas de gestores que estavam se destacando na sua área de atuação, buscando fatores que transformam pessoas comuns em líderes natos.

    O resultado foi esse livro “A essência do líder”, com vários pontos de vista a respeito da verdadeira essência da liderança e os grandes segredos para influenciar pessoas em prol de um mesmo objetivo, motivar equipes e criar um legado.

    5. Inteligência emocional, do autor Daniel Goleman

    Goleman, baseado no conceito de inteligência emocional, transformou os seus estudos científicos a respeito do cérebro humano em lições significativas para enfrentar o árduo mundo corporativo.

    Ao destacar a relevância do equilíbrio no relacionamento e na tomada de decisões com pessoas, “Inteligência emocional” tem sido extremamente útil para os líderes que pretendem otimizar o relacionamento com a família, aumentar o seu desempenho e melhorar a própria qualidade de vida.

    6. Gestão da emoção, de Augusto Cury

    Nem só de um currículo recheado e de conhecimento técnico se faz um bom profissional. A inteligência emocional é uma das armas imprescindíveis para quem deseja se destacar da concorrência, melhorar o desempenho em qualquer área e sobreviver diante de situações de crise.

    Em “Gestão da emoção”, Augusto Cury apresenta técnicas bastante simples para que os leitores administrem melhor as suas emoções, podendo encontrar o equilíbrio necessário para enfrentar as situações de estresse, demandas profissionais cada vez mais desgastantes e os desafios que o mercado venha a trazer.

    7. Ágeis e inovadoras, de Adam Bryant

    Já pensou sobre quais são os maiores segredos de CEOs para ganhar a competição do mercado e garantir as empresas ao topo? O autor Adam Bryant acabou com essa dúvida neste livro.

    Uma diversidade de entrevistas com mais de duzentos líderes de pequenas e de grandes empresas, ao longo da sua carreira, foi transformada em um manual inovador e elucidativo.

    No livro, as piores e as melhores experiências desses profissionais foram transformadas em dicas valiosas para aqueles que também desejam chegar ao topo.

    8. Geração de Valor 2: plantando sonhos, colhendo conquistas, do autor Flávio Augusto da Silva

    Pessoas que desejam ser grandes líderes em seu trabalho vão se encantar com um dos livros sobre liderança mais inspiradores e verdadeiros da nossa geração.

    Um livro escrito por Flávio Augusto da Silva, empresário brasileiro, dono do clube de futebol norte-americano, Orlando City e criador da escola de idiomas Wise Up. “Geração de Valor” traz um comportamento extremamente diferenciado a respeito do sucesso como aquilo que qualquer um pode aprender.

    Vindo de uma família bastante simples da periferia do Rio de Janeiro, Flávio revela uma jornada como empreendedor marcada por obstáculos, porém, muito longe do modelo imposto pelo senso comum.

    Enfim, esses livros para desenvolvedores que trouxemos aqui são excelentes para que você possa crescer na sua carreira. São exemplos de gestão, desenvolvimento e liderança que podem inspirar você a buscar novas estratégias para o seu negócio. Aproveite e tenha sucesso!

    E aí, já leu alguns desses livros? Não deixe de conferir também este texto “6 livros sobre programação que todo desenvolvedor precisa ler” para aprender mais e se atualizar na carreira!