Pense em flexibilidade para ter seu ambiente/projetos na nuvem. Imagine a experiência de um data center virutal. O Cloud OpenStack se destaca por trazer esse benefício, pois ele permite que o usuário faça a gestão total dos recursos computacionais da solução e a autonomia de subir e descer instâncias a qualquer momento. 

Como desenvolvedor, você só tem a ganhar com essa solução, pois pode personalizar todos os seus projetos, organizando os recursos da melhor forma. Neste texto, você vai conhecer o nosso cloud OpenStack, uma solução cheia de benefícios exclusivos que podem dar toda autonomia ao seu trabalho!

Por que o Cloud OpenStack representa o futuro dos Data Centers?

Diferente de um data center tradicional, com o Cloud OpenStack você pode gerenciar os componentes da infraestrutura virtualizada, tudo por meio de um painel de controle configurado por você mesmo.

Com outras soluções, não era possível separar os recursos de seu plano em diferentes servidores, subi-los, descê-los ou mesmo cloná-los. Com o Cloud OpenStack, essa realidade é completamente viável, uma vez que você não recebe uma máquina e, sim, recursos para que possa fazer a gestão da melhor forma para os seus negócios ou clientes.

Quem pode optar pela solução?

O Cloud OpenStack é indicado para devs com nível técnico mais avançado e que precisam de autonomia, tanto para flexibilizar os recursos da solução quanto para configurações antes de subir a instância, como rede e firewall, por exemplo.

A plataforma permite usos bem diversos, seja para armazenar um sistema de CRM, aplicações web ou sistemas internos. É uma solução extremamente útil para quem tem um número considerável de projetos independentes que precisam ser instalados e configurados para funcionar em conjunto. A flexibilidade que ele oferece na criação de diversas máquinas virtuais, permite que o usuário divida recursos e utilize o quanto quiser para cada um dos seus clientes/ projetos.

Basicamente, se você precisa de muitos recursos, agilidade e automação, o Cloud OpenStack é a solução perfeita!

Quais os benefícios do Cloud OpenStack?

Por ser uma plataforma open source que lhe dá liberdade para administrar funcionalidades, alocação e controle de recursos, você pode até pensar que a solução é sempre igual, não importa de qual empresa seja feita a contratação. Mas por aqui o Cloud OpenStack conta com diferenciais, como:

  • Infraestrutura: você tem grande disponibilidade e alta performance com processadores e disco SSD Intel;
  • Plataforma: selo de confiança e orquestração Red Hat;
  • Painel: por meio do Horizon, você tem automação e gerenciamento intuitivos.

Mas ainda há vários benefícios:

1. Código aberto

Uma vez que a plataforma OpenStack é uma solução open source, existe toda uma comunidade de desenvolvedores trabalhando para entregá-la sempre aperfeiçoada e com o melhor código

2. Parceria Red Hat

A Red Hat fica responsável por validar todas as  melhorias para garantir que elas irão, de fato, fazer com que o nosso Cloud OpenStacksiga evoluindo em suas funcionalidades.

3. Flexibilidade

Uma vez que se trata de infraestrutura de cloud, não uma máquina, os recursos são passíveis de serem flexibilizados. Assim, você passa a ter toda a autonomia para, por exemplo, subir, descer e clonar instâncias de acordo com o limite de recursos contratados no seu plano.

Isso traz versatilidade, uma vez que alguns projetos pedem mais recursos que outros e você sempre aproveita o que foi contratado em sua totalidade. 

4. Acesso Root

Você conta com liberdade para configurar o ambiente do zero, já que ele tem acesso root. Além disso, o painel de infraestrutura para gerenciamento é extremamente intuitivo e ajuda a ter autonomia nas configurações e em deploy, por exemplo.

5. Segurança

O Cloud OpenStack faz o bloqueio de todas as conexões de entrada e saída das suas informações. Assim, para que o acesso seja possível por uma rede externa, você deve criar regras nos grupos de segurança do seu projeto. Mais autonomia para você fazer as melhores escolhas.

6. Escalabilidade

A infraestrutura do Cloud OpenStack é escalável. Dessa forma, você pode aumentar a memória e o processamento, sem mudar de plano e ainda, contratar mais armazenamento de volume, que vamos explicar nos próximos tópicos.

7. Armazenamento de dados

A solução oferece 50GB de disco raiz SSD, que é o disco da máquina no qual é utilizado geralmente para o sistema operacional. Os planos contam com 30 GB de armazenamento de volume para guardar dados fora do servidor. Em alguns casos, pode ser utilizado para armazenar os dados da sua própria aplicação, ou como uso de backup de informações, entre outros. Neste caso, é possível adicionar até 500 GB de espaço.

8. Storage SSD

Para tornar o armazenamento de informações ainda mais seguro, a solução conta com storage SSD redundante com três réplicas que garantem organização de dados, performance e velocidade e capacidade de recuperação.

9. Data center nacional

Uma vez que nossa infraestrutura está no Brasil, você passa ter diversos benefícios, como o pagamento em real, fazendo com que as variações do dólar não impactem em seus custos mês a mês, muito menos resultem em impostos elevados.

A baixa latência é mais um facilitador, ou seja, não há atraso na transferência de dados, isso só é possível porque os centros de processamento estão situados em território nacional.

O Cloud OpenStack ainda traz a possibilidade de gerar relatórios pelo painel para você saber o quanto de recursos está sendo usado e outras funcionalidades que fazem toda a diferença como:

  • – Rotinas automatizadas e controle de servidores por meio de APIs;
  • VLAN com cinco redes internas;
  • – Sistema operacional Windows ou Linux;
  • – Snapshots.

Conheça os planos disponíveis 

Existem seis planos de Cloud OpenStack. Todos os planos incluem os benefícios desse artigo. Quem adquire define a capacidade de memória e processamento.

O Cloud OpenStack é uma plataforma que chegou para lhe dar mais flexibilidade quanto à distribuição de memória, vCPUs e storage. Se você é um usuário exigente, que precisa de total autonomia, já encontrou a solução ideal! 

Lembrando que, ao contratar a plataforma, você ainda conta com suporte especializado 24x7, em português, ou seja, você tem uma equipe para tirar suas dúvidas em qualquer momento do dia.

Quer saber mais sobre o Cloud OpenStack? Inscreva-se para assistir o webinar “Criando um Data Center Virtual com o Cloud OpenStack”, com Henrique Feitosa e Cassio Scozzafave nesta segunda-feira, a partir das 14h. Clique aqui e garanta a sua participação. 

Aproveite para entender qual o plano ideal pra você contratar o quanto antes!

Exibir ComentáriosOcultar Comentários

Faça um comentário