Talvez uma das maiores dúvidas de um desenvolvedor freelancer seja saber como conseguir mais clientes. Você está nessa situação e não sabe onde encontrar oportunidades de trabalhos e, consequentemente, demandas?

Acompanhe o artigo abaixo e conheça dicas práticas para aplicar na sua estratégia! 

 

Navegue pelo índice

    Como conseguir mais clientes?

    Se você optou por não ter um emprego fixo ou, simplesmente, faz os famosos “freelas” fora do expediente de trabalho, certamente deseja saber como conseguir mais clientes. 

    A vida de um desenvolvedor freelancer requer, além de qualidade técnica, atendimento e comunicação direta com seu público. Afinal, é indispensável transmitir confiança e profissionalismo aos interessados nos seus serviços.

    Nem sempre há uma grande procura ativa e pode até mesmo ser difícil competir com agências de tecnologia, porém, posicionar o seu nome nos lugares certos pode trazer inúmeras oportunidades para você e seu trabalho.

    Confira três dicas para aplicar e driblar os desafios da profissão:

     

    1. Tenha um portfólio web

    Um desenvolvedor precisa de um portfólio web para atrair potenciais clientes. Com essa ferramenta é possível apresentar os seus trabalhos realizados, expor suas competências, seu modo de realizar atividades e muito mais. 

    A ideia é que você insira os melhores resultados e o quê fez para atingi-los. A divulgação pode ser feita em um blog pessoal ou em portais especializados para programadores, por exemplo. 

     

    2. Trabalhe o seu marketing pessoal

    Já ouviu falar sobre marketing pessoal? Essa estratégia é uma ótima alternativa de se promover não só no meio digital, mas em feiras e eventos de networking. 

    O modo como você se apresenta, se comporta e fala com os outros diz muito sobre que tipo de profissional é. Por isso, para atrair os olhares dos seus clientes digitalmente, esteja ativo nas redes sociais e faça ser lembrado. 

    Como? Compartilhando conteúdos que condizem com seu trabalho para mostrar que se interessa por assuntos da área e está sempre ligado às novidades -, e até mesmo projetos seus. 

    Lembre-se de não expor opiniões sobre assuntos que não tenham a ver com a proposta do seu marketing pessoal.  

     

    3. Faça parte de Programas de Parcerias para desenvolvedores

    Saber como conseguir mais clientes pode ser muito mais fácil se você tiver acesso aos canais certos, como a Locaweb Pro. A plataforma oferece oportunidades de parcerias exclusivas para gerar negócios e alavancar sua carreira. 

    Para conhecer, basta acessar o site e descobrir quais vantagens estão disponíveis. Os benefícios são muitos, como descontos em produtos digitais, insights para o seu negócio, e até ferramentas para aumentar sua receita e construir uma carteira sólida de clientes. 

    E então, curtiu a nossa dica? Não deixe de acompanhar as nossas redes sociais para receber estratégias sempre em primeira mão!