Você, como desenvolvedor, já deve ter notado que existem períodos no ano em que a demanda dos seus clientes cresce. Com o comércio eletrônico cada vez mais aquecido, muitos empreendedores estão buscando formas de aproveitar sua presença digital, principalmente para se diferenciar em meio aos concorrentes.

Mas de que forma você pode potencializar a presença digital dos seus clientes?

Esse período também é ideal para gerar novos negócios e alcançar uma receita recorrente, seja com uma carteira fixa de clientes ou com novos contatos. E você, desenvolvedor, pode oferecer soluções adicionais para compor o projeto dos seus clientes.

Hoje vamos descobrir como você pode se preparar para atender a demanda do varejo em 2020 e quais estratégias aplicar na captação e fidelização de novos clientes para aumentar sua receita. Confira!

Revise ou construa um portfólio de soluções 

Todas as estratégias a seguir poderão ser construídas a partir do seu portfólio. Isso porque para gerar novos negócios e recorrência, é necessário ter diversidade dentro do que você já oferece, além de unir ferramentas complementares para serviços extras.

Se você desenvolve sites e blogs, pode oferecer serviços como instalação de certificados de segurança, criação de landing pages e até mesmo backup ou restore dos ambientes.

Para isso, reúna todas as aplicações que você já oferece. Faça uma lista e identifique quais ferramentas são complementares e considere desde já nas suas propostas iniciais, como serviços adicionais.

Para quem já possui alguns clientes, selecione as soluções que mais se encaixam e tente uma nova abordagem incentivando a melhoria do projeto.

Lembre-se que para explorar novas oportunidades, é necessário possuir conhecimento para vender e desenvolver o que você está ofertando. Por isso, após encontrar quais soluções são complementares, reserve um momento para pesquisar e encontrar boas referências no mercado!

Separe seus clientes por segmentos ou serviços 

Trace um perfil dos seus clientes com base em informações de contato e mercado de atuação. Isso pode te ajudar a ser mais eficaz nas suas próximas abordagens, já que você conseguirá identificar com mais facilidade o que ele pode precisar ao longo do projeto e com que frequência você poderá abordá-lo. 

Essa tarefa é fundamental para que você crie conversas relevantes com quem tem potencial de consumo e ofereça um atendimento mais personalizado

Se você atende clientes que possuem e-commerce, pode oferecer soluções como e-mail marketing, meios de pagamentos e diversos serviços.

Além disso, vale se atentar aos períodos em que eles mais recebem visitas, como Black Friday e datas comemorativas. Nesse período a tendência de consumo aumenta e o site do seu cliente precisa ter serviços de qualidade, começando pela hospedagem, que garante estabilidade.

Identifique quais clientes tiveram crescimento no número de visitas ou quais demandas aumentaram para saber qual a melhor forma de abordá-lo.

Quem não é visto, não é lembrado 

Muitos desenvolvedores não criam uma rotina de contatos. Isso se deve pela recorrência com que o serviço é procurado e se a aplicação exige um acompanhamento regular. 

Se você deseja apenas realizar projetos pontuais, ou seja, que não exigem acompanhamentos, o ideal é aproveitar os primeiros contatos para sanar dúvidas, dividir melhorias, cuidados e projeções. 

E se por acaso você deseja construir uma rotina com seus clientes e ter projetos regulares acerca dos serviços prestados, acompanhe o projeto e comunique-se frequentemente com o seu cliente (de 2 à 3 vezes no mês). 

Você também pode criar redes sociais e canais de conteúdo para auxiliá-lo e explorar seus conhecimentos, além de aumentar sua visibilidade no mercado. 

Outra dica essencial e que garante mais eficiência, é a criação de um calendário de contato e ações, baseando-se nas principais datas do ano. Um calendário com datas comemorativas pode servir para gerar novos negócios, criar e distribuir conteúdos e para conquistar a atenção do seu público, que em determinadas épocas podem estar mais receptíveis.

Escolhendo os serviços complementares

Existem diversos produtos que auxiliam o desempenho e os resultados de um site e de uma loja virtual. Vamos conhecer quais ferramentas são essenciais?

1. Hospedagem de sites

Ofereça mais de um serviço de hospedagem de sites, pois a médio e longo prazo, alguns clientes podem realizar upgrades e migrações devido o crescimento do negócio. Além da variedade de opções no serviço, os recursos distribuídos também podem ser personalizados e específicos para os projetos do seu cliente.

+Para ficar de olho: Quais são as hospedagens de sites mais utilizadas!

2. Certificado de segurança

É responsável pela criptografia dos dados, pelo ranqueamento do site e pela segurança dos visitantes. Sites e e-commerces que não possuem um certificado de segurança podem afastar os visitantes, já que automaticamente emite um alerta sobre o ambiente não oferecer segurança para navegação.

Atualmente existem certificados para domínios e subdomínios, garantindo a segurança de todo projeto. 

+Para ler mais: Guia do certificado de segurança!

3. E-mail marketing

É uma das ferramentas mais eficazes para quem tem um site ou uma loja e pode ser facilmente integrado ao serviços. Permite disparos em massa para um grande número de contatos e segmentação por perfil ou comportamento. 

Além disso, o e-mail marketing é uma ferramenta intuitiva para quem vai criar ou agendar um comunicado.

+Saiba mais: Revenda de e-mail marketing.

4. Intermediador e gateway de pagamentos

Um e-commerce precisa ter um processo de pagamento transparente e que preserve as informações dos clientes. Para isso, serviços como intermediadores e gateway de pagamentos são ideais para verificação da transação, verificação do comprador, verificação do destino, aprovação da compra e comunicação com bancos e instituições financeiras de forma automática. 

+Para ficar por dentro: Gestão de pagamentos para desenvolvedores.

5. SMTP

Para executar os processos de compras online, um lojista precisa notificar seu consumidor com alertas automáticos e envio de boletos, por exemplo. O SMTP permite o envio de e-mails transacionais para transferir informações sobre o processo de vendas, recuperação de senhas e dados codificados. Pode ser integrado com lojas virtuais, sites, aplicativos de celular e muitos outros.

+Descubra como funciona: SMTP usando e gerando negócios!

6. Ferramentas de atendimento

O atendimento aos clientes é essencial em qualquer época do ano, principalmente quando oferece funções que permitem gerenciamento em tempo real e monitoramento para as empresas que possuem canais de suporte. O PABX e o Desk 360 são duas ferramentas poderosas para quem quer se comunicar com qualidade e com muita economia utilizando a conexão com a internet e disponível onde o seu cliente estiver. 

+Conheça: 2 ferramentas para gestão de atendimento!

Dica de ouro…

Antes de escolher quais soluções devem compor o seu portfólio e qual oferecer para o seu cliente, verifique quais serviços são prestados e como funciona o suporte do seu provedor. 

Todo desenvolvedor precisa de um atendimento especializado tecnicamente. É ideal encontrar parceiros que te ofereçam vantagens e agilidade para execução dos seus serviços. Isso pode refletir na qualidade dos seus serviços e na confiança dos seus clientes, além de diminuir o tempo de espera e reparo. 

E se você chegou até aqui, lembre-se de mapear quais são as datas mais importantes para o segmento que você atende e prepare-se para iniciar as nossas dicas. Aproveite para acompanhar as novidades e estratégias para você desenvolver cada vez mais!

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