Entre as missões de um desenvolvedor, divulgar trabalhos é uma das que mais causam dúvidas. Afinal, todo profissional do segmento quer colocar seus projetos em destaque para atrair novos clientes e seguir em um bom fluxo de produtividade. Isso representa boas oportunidades de trabalho e naturalmente mais dinheiro entrando.

Com algumas boas práticas e com o suporte de plataformas variadas é possível manter seu portfólio online sempre atualizado e em destaque. Isso vai aproximar seu talento profissional de empresas que estão em busca de desenvolvedores competentes e experientes para seus projetos. Que tal unir oferta e procura?

Neste conteúdo você saberá como divulgar trabalhos e atrair mais interessados nele? Veja algumas dicas valiosas para ser visto pelos clientes!

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    Cuide do seu marketing pessoal

    Desenvolvedores que atuam por conta própria no mercado não representam nenhuma empresa a não ser eles mesmos. Por isso, se você está em busca de novas oportunidades de trabalho, cuide bem da sua imagem profissional. O marketing pessoal é muito importante para profissionais que trabalham como freelancers.

    Primeiramente, apresente-se de maneira profissional. Tenha a sua própria marca (que pode ser o seu nome) e se faça presente nas redes sociais. A sua postura e abordagem também devem ser profissionais, mostrando que você sabe lidar com o cliente e que é alguém confiável para um projeto importante.

    Não se esqueça de se posicionar no Linkedin mostrando suas habilidades e competências profissionais pois algumas das maiores empresas podem encontrar você e realizar um contato para o seu próximo projeto.

    Desenvolva um portfólio atrativo

    O desenvolvedor tem no portfólio a sua principal ferramenta para divulgar trabalhos. Ele vai funcionar como o seu catálogo de referência, ou seja, você está capacitado a realizar projetos daquele nível para qualquer cliente. Na hora de criar seu portfólio, lembre-se de algo básico: ele precisa ser impecável, afinal, seu trabalho gira em torno disso. Como um cliente vai confiar em um profissional desenvolvedor se o portfólio online é ruim? Dedique o tempo e os esforços necessários para chegar a um bom nível.

    Por lá, insira seus melhores trabalhos, sempre variando a oferta. Isso ajuda a garantir clientes de diferentes origens e com interesses distintos de projetos. Divulgue amplamente seu portfólio e espere pelas oportunidades!

    Crie um blog e produza conteúdo

    O marketing de conteúdo é uma das vertentes mais interessantes e que têm atraído público para materiais educativos e informativos. Você como desenvolvedor tem algo para falar sobre sua profissão, ou seja, precisa usar isso ao seu favor para conseguir trabalhos. Uma das plataformas mais atrativas é um blog!

    Por lá você pode compartilhar posts sobre a profissão, com conteúdos mais técnicos ou com assuntos gerais sobre o cotidiano de desenvolvedor. O importante é que você use essa ferramenta para valorizar sua posição como profissional, chamando atenção e mostrando suas qualidades.

    Outra ótima opção é o canal no YouTube. Se você se sente confortável diante das câmeras, falar mais sobre a profissão pode colocá-lo em evidência. Você pode usar essa visibilidade para divulgar trabalhos e conseguir mais jobs!

    Participe da comunidade profissional

    Nada é mais valioso para estar no mercado de trabalho do que uma rede de contatos sólida e extensa. O networking é fundamental em qualquer segmento, mas ainda mais relevante quando se trata de profissionais desenvolvedores.

    Participar da comunidade do segmento e ser um membro ativo pode trazer muitas vantagens. Para isso, é preciso ir a eventos, hackathons, feiras e palestras da profissão, participar de convenções e endossar discussões em fóruns e grupos pela web.

    Estar ativo nesses eventos, ocasiões e espaços vai ajudar você a ter destaque, se mostrando para o mercado. Por mais que estejamos falando apenas de profissionais do segmento, o networking pode render boas recomendações para alguns jobs. Para isso, seja proativo, compartilhe conhecimento e esteja disponível para todos!

    Capte clientes por canais de divulgação

    Há muitas formas de divulgar trabalhos e conseguir boas oportunidades de jobs pela internet. Limitar sua oferta apenas ao portfólio pode ser um erro e, com cada vez mais plataformas, é importante entender quais delas cabem seu posicionamento profissional.

    As redes sociais são boas alternativas, desde que você consiga manter um tom sério e valorize seu marketing pessoal. Por lá você pode criar suas páginas institucionais, compartilhar conteúdo útil e programar ações pagas por meio de links de divulgação.

    Outra ferramenta que tem se destacado é a Profissionais de Internet, da Locaweb. Ela dá espaço para que empresas e profissionais de desenvolvimento anunciem seus trabalhos, com informações completas para os clientes. O site serve como uma excelente vitrine, especialmente porque segmenta a busca a quem tem interesse concreto.

    Seja um parceiro Locaweb Pro

    Nem sempre é simples se posicionar no mercado! Além de ter que se atualizar constantemente na profissão e trabalhar em seus projetos, também ter que negociar com clientes gera muitas demandas. Diante disso, o Locaweb Pro é um serviço que ajuda a conectar desenvolvedores com empresas que querem desenvolver projetos.

    Nessa relação, a Locaweb assume uma parceria com os profissionais. Por meio dos planos de parceria, o desenvolvedor tem suporte para construir uma carteira de clientes sólida e que ajude a manter uma regularidade nos rendimentos.

    Divulgar trabalhos é parte fundamental da atuação do desenvolvedor freelancer, mas não deve ser um problema ou uma dificuldade na sua carreira. Com essas dicas você vai poder se posicionar melhor, valorizar sua imagem profissional e se mostrar para o mercado. Assim, mais jobs estarão perto de você o tempo todo!

    Que tal mostrar seus trabalhos na web e ser encontrado mais facilmente por interessados? Visite o Profissionais de Internet e comece agora mesmo a expor a sua qualificação para possíveis clientes!